Caminhada em Defesa do SUS – Defender o SUS é defender a democracia

0
880

No Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, próxima quinta, militantes e trabalhadores farão caminhada em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Democracia. A concentração será a partir das 10h, na Praça da República, no centro de São Paulo.
Com o tema “Defender o SUS é defender a democracia”, o trajeto está previsto para ser encerrado na Praça da Sé, onde será entregue aos participantes uma carta aberta, assinada por diferentes movimentos sociais e sindical, com reivindicações como a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar convênios médicos e o fim dos subsídios públicos aos planos privados.
O Brasil possui um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, o SUS, garantido na Constituição e que oferece acesso gratuito e universal para toda a população. No entanto, com frequência, setores conservadores levantam discussões sobre a privatização desse sistema, restringindo o “direito à saúde” às pessoas que podem pagar por ela.
Com a atual conjuntura política, de tentativa de golpe contra um governo popular e reeleito por mais de 54 milhões de votos, a pauta da saúde pública e as possíveis ameaças a esse direito voltam com força.
“O SUS foi uma conquista da população e de muitos movimentos que lutaram por isso. Não podemos permitir que esse direito seja retirado, mas, sim, garantir que haja avanços. E neste momento político do país, os trabalhadores, militantes e usuários da saúde precisam estar unidos para barrar as tentativas de retrocesso”, diz o secretário de Saúde do Trabalhador da CUT São Paulo, Wagner Menezes.
Caminhada em Defesa do SUS – Defender o SUS é defender a democracia!
Quando: 7 de abril (quinta-feira)
Onde: Concentração às 10h na Praça da República, centro, São Paulo (SP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!