Estudantes secundaristas ocupam a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)

0
869

Desde o final da tarde de ontem, 3. Eles passaram a noite no Plenário Juscelino Kubitschek, o principal da casa e afirmam que pretendem permanecer no local até que uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) seja aberta para investigar a máfia da merenda no estado. Até o momento, 23 deputados assinaram o pedido de abertura da CPI, nove a menos do que o necessário.
Veja o vídeo da ocupação:


 

Os estudantes tiveram que enfrentar mais uma ação truculenta da Polícia Militar que ameaçou agredir os estudantes logo após a ocupação. A bancada do PT Alesp mediou a negociação pela permanência dos secundaristas sem a presença da PM.
O presidente da Alesp, deputado Fernando Capez (PSDB) proibiu a entrada de alimentos e disse que pretende fazer uma “saturação” sobre os estudantes para que eles desocupem o plenário. Apesar da proibição, por volta das 21h30, padre Júlio Lancellotti, conhecido pela atuação entre moradores de rua, entrou no plenário com uma caixa cheia de pães e distribuiu aos alunos. No entanto, o alimento não foi suficiente para todos os estudantes.
Segundo informações da Liderança do PT na Alesp, foi decretado ponto facultativo nesta quarta-feira, 4, e os funcionários estão proibidos de entrar nas dependências da sede do Legislativo estadual. Os petistas negociam, ainda, para que seja garantida a segurança dos estudantes.
“A luta na Alesp ocupada está se acirrando. Capez ordenou reiteração de posse, bloqueou comida para os ocupantes e fechou a Casa. Estamos chamando todas e todos para se concentrar às 14h na Assembleia para impedir a repressão e fortalecer essa luta!”, afirmou Erik Bouzan, Secretário Estadual da Juventude do PT-SP.
FRAUDE DA MERENDA
Capez foi citado no esquema de propinas da merenda escolar e é um dos investigados pela Operação Alba Branca, que investiga o esquema de fraude na compra de alimentos para merenda escolar de prefeituras e do governo paulista. O lobista Marcel Ferreira Júlio, considerado um dos mentores do esquema da fraude, afirma ter se encontrado duas vezes com Capez em 2014 no escritório do deputado. Em uma dessas reuniões, o presidente da Alesp teria esfregado o dedo indicador e o polegar, indicando que queria dinheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!