Gleisi: “Pesquisa confirma: o povo não é bobo”

0
983

Foto: Ricardo Stuckert

A pesquisa CUT/Vox Populi divulgada sexta-feira (2/3) mostra o que a Globo e os jornalões tentam esconder: a maioria do povo brasileiro tem consciência de que o ex-presidente Lula foi condenado sem provas, por juízes parciais, que atuaram politicamente. Mostra que, na opinião da maioria, Lula não deve ser preso e tem direito a disputar mais uma vez as eleições presidenciais.
Os números são eloquentes: 40% dizem que nada ficou provado contra Lula no caso do tríplex; 46% acham que Moro e outros juízes tratam Lula de maneira mais dura do que tratam Michel Temer e Aécio Neves; 49% afirmam que a condenação de Lula foi injusta, sem provas e que ele não deve ser preso; 56% dizem que o processo e a condenação de Lula foram decisões políticas e não um
processo judicial normal.
Não foi por acaso que a Globo e os jornalões censuraram a pesquisa CUT/Vox. A pesquisa desmente a narrativa de mentiras e de ódio a Lula e ao PT que vem sendo feita sistematicamente nos últimos anos. Mesmo sem ter tido acesso livre aos argumentos da defesa nos meios de comunicação, o povo, em sua sabedoria, percebeu a fragilidade das denúncias, a parcialidade do juiz Moro, a combinação de votos no TRF-4. Percebeu que seu maior líder, o candidato da esperança, é
vítima de uma perseguição política.
Há outro recado importante na pesquisa: 48% acham que Lula (e qualquer pessoa) só pode ser preso depois de recorrer aos tribunais superiores e não apenas com base na decisão de um tribunal de recursos, como é o TRF-4. A defesa de Lula levou esta questão ao Superior Tribunal de Justiça, que adiou para terça-feira a decisão sobre um habeas corpus neste sentido.
Mas não é apenas o caso de Lula que precisa ser decidido. O Superior Tribunal Federal está pronto para rever a controversa decisão que permitiu a prisão em segunda instância, contrariando a Constituição que garante a presunção de inocência até o trânsito definitivo da sentença. Esta é a decisão que o Brasil aguarda, e que não pode ser mais postergada.
A crise institucional que o Brasil vive exige decisões corajosas. Exige respeito à essência da democracia, muito além do cumprimento de formalidades vazias. E o respeito à essência da democracia só se dará pela realização de eleições livres, com a participação de todas as forças políticas, sem vetos artificiais e autoritários. A pesquisa mostrou: o povo não é bobo.
Gleisi Hoffmann é senadora (PT-PR) e presidenta nacional do PT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!