Vereador Antonio Donato é reeleito presidente da Câmara de SP

Vereador Antonio Donato foi reeleito nesta terça-feira (15/12) presidente da Câmara Municipal de São Paulo. O parlamentar, candidato único, recebeu 50 votos favoráveis e nenhum contrário. Os vereadores Andrea Matarazzo (PSDB), Mario Covas Neto (PSDB) e Toninho Vespoli (PSOL) se abstiveram.
“Procuramos ter um trabalho de harmonizar a Casa, permitindo que a situação pudesse exercer a sua maioria, mas nos preocupando para que a oposição tivesse o seu espaço, colocando seus projetos e pontos de vista. Acho que conseguimos ter um trabalho harmônico”, explicou o presidente da Câmara.
Para ele, o projeto Câmara no Seu Bairro – iniciativa da atual Mesa Diretora com o objetivo de aproximar o cidadão dos parlamentares– o ajudou a ser reeleito à presidente. “A proposta foi abraçada por todos os vereadores e funcionou como um importante instrumento de interlocução com as lideranças de cada bairro”, acrescentou Donato.
O Câmara no Seu Bairro foi realizado nas 32 subprefeituras, onde os vereadores puderam ouvir a reivindicação de mais de 12 mil pessoas. “Acertamos ao fazer esse projeto e a população enxergou a Câmara como um canal para atingir seus objetivos”, declarou o reeleito.
Para o próximo ano, adiantou Donato, o projeto terá continuidade, mas com um formato diferente. “Em 2016 teremos temos um ano eleitoral, e da forma como foi concebido o Câmara no Seu Bairro não poderemos fazer porque precisamos ter alguns cuidados legais . No entanto, estamos conversando para ver como manteremos o contato constante com os cidadãos e com as regiões”, explicou.
O presidente da Câmara avaliou a gestão administrativa como “austera”. “Sabemos da crise econômica em que o país se encontra e a Câmara deveria dar a sua contribuição, economizando. Dos R$ 553 milhões que tínhamos, gastaremos R$ 490 milhões. Esse esforço de todos foi fundamental para que pudéssemos aportar R$ 50 milhões para as subprefeituras para atender as reivindicações apresentadas no Câmara no Seu Bairro”, declarou.
A expectativa de Donato é conduzir os trabalhos da mesma maneira. “Pretendemos conduzir os debates com a participação dos vereadores e cidadãos. Assim como fizemos neste ano com os projetos, como o Plano Municipal de Educação e o zoneamento. Tenho certeza que teremos essa nova mesa com a tarefa de harmonizar a Casa e permitir que ela produza para a cidade”, disse.
A Mesa Diretora atual composta pelos vereadores Edir Sales (PSD), Toninho Paiva (PR), Aurélio Nomura (PSDB), Paulo Frange (PTB), Eduardo Tuma (PSDB) e Noemi Nonato (Pros), que ocupam os cargos de 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 1º suplente e 2º suplente, respectivamente.
Veja como ficou a composição da nova Mesa Diretora
Os vereadores tomam posse de seus cargos no dia 1º de janeiro de 2016 na Câmara Municipal de São Paulo.
Antonio Donato (PT)
Vice-presidente