Avenida Paulista será aberta para população todos os domingos

image_large
A partir do próximo fim de semana, a avenida Paulista ficará fechada para veículos durante todos os domingos, decretou a prefeitura de São Paulo. Os pedestres e ciclistas poderão utilizar a via livremente das 9h às 17h.
Em 28 de junho, na inauguração da ciclovia da Paulista, e em 23 de agosto, na abertura da ciclovia da avenida Bernardino de Campos, os paulistanos já puderam passar pela mesma experiência quando a ciclovia foi inaugurada. Por ali, alguns aproveitaram para fazer piquenique, crianças andaram de triciclo e skatistas desfrutaram do espaço para treinar.
A decisão ocorreu após um acordo entre o prefeito Fernando Haddad e o Ministério Público. Segundo a prefeitura, os moradores que residem em casas e prédios da via terão acesso garantido às suas residências. Os hospitais da região também estarão acessíveis aos domingos.
Os moradores deverão ser acompanhados por agentes da CET até a primeira esquina onde será possível fazer a conversão e terão que respeitar a velocidade máxima de 10 km/h. Para chegar aos hospitais, os motoristas deverão acessar as ruas transversais. No caso do Santa Catarina e do clube Homs, haverá uma faixa de acesso exclusiva.
De acordo com a recomendação do MP, um acordo firmado com a prefeitura em 2007 limitava o fechamento da Paulista apenas três vezes por ano: Parada Gay, Corrida de São Silvestre e o Réveillon.
A avenida Paulista é a primeira entre as demais ruas que deverão ser abertas aos domingos. A previsão é que outras vias em regiões periféricas, que estão em processo de audiência pública, também tenham uma rua para lazer.
Fonte: IG