Curso de Comunicação e Política

Apresentação

Torna-se cada vez mais difícil separar a comunicação do processo político geral. As redes sociais passaram a ser o principal espaço de articulação e organização política, e tiveram papel central na produção de sentido sobre os fatos da campanha eleitoral. Esta mudança fez crescer o volume e o impacto das notícias falsas e ampliou os processos de desinformação.

A disputa de narrativas feita pela direita partiu da repetição à exaustão de mentiras com o objetivo de provocar os sentimentos de ódio e repulsa à esquerda. Assim, o desafio imediato de fazer oposição aos governos de Jair Bolsonaro, João Doria e Bruno Covas se junta ao desafio de reorganizar as estruturas de comunicação da esquerda para responder ao desafio na complexidade que ele exige.

Neste sentido, o curso Comunicação e Política, oferecido pela Liderança do PT na Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, tem como objetivo geral apoiar esta reorganização apontada acima. Além disso, é resultado do diálogo entre a Liderança e os mandatos do PT na Câmara, no sentido de fortalecer e qualificar a comunicação dos parlamentares petistas e na construção de uma atuação em rede para potencializar as informações e produção de conteúdo.

Informações sobre o curso

Aula inaugural: 7 de agosto de 2019 (presencial)

Oficinas presenciais: quinzenais, nos meses de agosto e setembro de 2019

Disciplinas EaD: 11 videoaulas

(Em breve a programação completa)

Avaliação e Certificação

A certificação será concedida com base no processo de avaliação, feito a cada aula, somado à presença no curso, conforme os seguintes critérios:

– Presença na aula inaugural;

– Realização de, no mínimo, 8 das 11 aulas, sendo:

• As 2 aulas de Introdução;

• 3 das 4 aulas da Parte Analítica; e

• 3 das 5 aulas da Parte Aplicada.

• Nota mínima geral igual a 6 (seis).

Programação Preliminar

Introdução

Aula 1: O novo cenário político e o lugar da comunicação – Joaquim Soriano

Avaliação da conjuntura política pós-eleições 2018. Como o PT irá se organizar para o novo cenário. A mudança no lugar da comunicação em relação à política.

Aula 2: Comunicação e democracia – Luís Felipe Miguel

A centralidade da comunicação para a democracia – visões a partir da comunicação e da ciência política. A importância do pluralismo e da diversidade. As disputas sobre o sentido de liberdade de expressão. Os impactos do desenvolvimento recente das redes sociais para a democracia.

Parte analítica

Aula 3: Os valores da direita e suas estratégias de mobilização em rede – Esther Solano

Em torno de quais valores e sentimentos a direita tem mobilizado. A manipulação dos sentimentos antissistema e anticorrupção. A construção do antipetismo. O conservadorismo ideológico e comportamental como estratégia de aglutinação.

Aula 4: Os valores da esquerda e os desafios de mobilização em rede – Gleisi Hoffmann, Paulo Pimenta e Otávio Antunes

A luta por igualdade e liberdade no ambiente digital. A defesa dos direitos humanos. A reação do PT a acusações levianas e falsas. A defesa do legado dos governos Lula e Dilma.

Aula 5: A centralidade das questões de gênero, raça e orientação sexual no debate digital – Natália Neris

Como as disputas feministas, antirracistas e antihomofóbicas têm sido manipuladas pela direita para mobilizar o medo e a reação à esquerda. O peso do conservadorismo religioso. Dados e conceitos essenciais das lutas em torno de gênero, raça e orientação sexual.

Aula 6: A governança das plataformas digitais e a disputa sobre suas regras de funcionamento – Bia Barbosa e Jonas Valente

As polêmicas em torno das regras e termos de uso das mídias digitais. Os desafios para a democracia de plataformas em que não há escrutínio público e rastreabilidade de autoria. O possível papel do TSE e o debate internacional sobre regulação das plataformas.

Parte aplicada

Aula 7: Facebook, Twitter e Instagram – melhores práticas e integração com estratégia nacional – Leo Casalinho

Como pensar a produção e a distribuição de conteúdo no Facebook e no Twitter. Análise de práticas bem-sucedidas na esquerda e na direita. Operação de páginas e relação com os influenciadores. Como contornar ou se beneficiar da lógica dos algoritmos. Qual a estratégia nacional em relação a essas plataformas e como os DEs e DMs podem se integrar.

Aula 8: O Whatsapp e outros mensageiros – melhores práticas e integração com estratégia nacional – Diego Dorgam

Como pensar a produção e a distribuição de conteúdo no Whatsapp e em outras ferramentas de distribuição de mensagens. Análise de práticas bem-sucedidas na esquerda e na direita. Operação de grupos, listas de distribuição e disparo centralizado para filiados. Qual a estratégia nacional em relação a essas plataformas e como os Diretórios Estaduais e Municipais podem se integrar.

Aula 9: O YouTube – melhores práticas e integração com estratégia nacional – Hilário Júnior

Como pensar a produção e a divulgação de conteúdo no YouTube e em outras ferramentas de vídeos. Análise de práticas bem-sucedidas na esquerda e na direita. Operação de canais e relação com os influenciadores. Qual a estratégia nacional em relação a essas plataformas e como os Diretórios Estaduais e Municipais podem se integrar.

Aula 10: Monitoramento, análise de redes e algoritmos – Pedro Barciela

Como operar as ferramentas de monitoramento e de difusão para definir estratégias mais eficazes. O que podemos saber sobre nossas ações e dos nossos adversários. Processos de automação para ajudar nas táticas digitais.

Aula 11: O papel dos veículos tradicionais e a relação com a imprensa – Laurindo Leal Filho

O papel da grande imprensa offline e online. Como a grande imprensa deu as bases para o antipetismo. Como ela perdeu relevância e impacto frente aos meios tradicionais. Estratégias para se relacionar com a imprensa tradicional neste contexto.

Faça a sua inscrição

Curso é GRATUITO e aberto e não é necessário ter ensino superior completo ou ser filiado ao PT, basta ser militante de movimentos sociais ou sindicais (é necessário apenas acesso à banda larga de internet por pelo menos uma hora por dia – e se PREPARAR para assistir a abertura do curso do dia 07 de agosto de 2019.)

No final do formulário selecione Comunicação e Política como Tema da aula Inaugural e depois escolha a turma 07/08/19 – PT São Paulo/SP: comunicação e política.

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