#BalançoDasComissões – 19 a 23 de abril

0
791

Acompanhe a atuação dos vereadores da bancada do Partido dos Trabalhadores nas comissões permanentes e extraordinárias da Câmara Municipal de São Paulo:

⏩Semana 19 a 23 de abril

➨ Comissões Permanentes

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

A CCJ realizou uma Audiência Pública para debater o PL (Projeto de Lei) 177/2021, de autoria do Executivo, que institui o PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) referente ao ano de 2021.

O secretário municipal da Fazenda, Guilherme Bueno de Camargo, marcou presença na audiência e detalhou as possibilidades do procedimento para os parcelamentos apresentados no programa.

O vereador Antonio Donato (PT) apontou que a bancada do Partido dos Trabalhadores deve apresentar uma emenda para fazer justiça fiscal e dar suporte aos setores fortemente atingidos durante a pandemia.

• Confira o debate na íntegra:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=lpxrJzfmwhs[/embedyt]

Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher

Os membros da comissão aprovaram um requerimento, apresentado pela vereadora Juliana Cardoso (PT), que busca reunir informações sobre plano de vacinação contra COVID-19 para pessoas com comorbidades, incluindo indivíduos vivendo com HIV.

É importante ressaltar que a Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde recomenda a priorização da vacinação em pessoas vivendo com HIV, entre 18 e 59 anos, independentemente da contagem de linfócitos T-CD4+ e que não tenham sido previamente vacinadas.

Comissão de Educação, Cultura e Esportes

O colegiado promoveu uma mesa-redonda virtual sobre as ações emergenciais para o setor cultural. O projeto em pauta, PL 343/2020, de coautoria de diversos vereadores, incluindo a bancada do Partido dos Trabalhadores, ressalta a importância da criação da Lei Municipal de Emergência Cultural no município, durante o período da pandemia.

Diversos representantes dos movimento culturais apontaram que, além da Lei Aldir Blanc, que estabelece mecanismos e critérios para garantir apoio às trabalhadoras e trabalhadores da cultura e à manutenção de territórios/espaços culturais com atividades interrompidas por força da pandemia causada pelo novo coronavírus, não tiveram suporte emergencial durante a pandemia.

“É importante que haja a contínua participação da Secretaria de Cultura, que haja essa relação com os movimentos para falar do PL 343/2020. Iremos realizar todo o esforço para que neste semestre seja apreciado em segunda votação”, destaca o vereador Eduardo Suplicy.

• Confira a audiência na íntegra:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=bcB8xsy0XIM[/embedyt]

➨ Comissões Extraordinárias

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania

O colegiado aprovou dois requerimentos, um deles de autoria de Eduardo Suplicy, vice-presidente da comissão e líder da bancada do PT. O requerimento apresentado propõe uma Audiência Pública virtual para a próxima sexta-feira (30/04), às 11h, com o tema: “Participação social e descomemoração de dois anos do Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019”.

Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude

Os membros da comissão debateram sobre o aumento da violência na infância e na adolescência durante a pandemia. O debate contou com a presença da vereadora Juliana Cardoso (PT) e especialistas sobre o tema.

Participaram do debate:

-Taize Grotto – Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais da Secretaria Municipal de Educação

– Vanessa Borges Platt – Médica pediatra pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)

– Cleuber Gonçalves – Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais da Secretaria Municipal de Educação

Comissão de Meio Ambiente e Direito dos Animais

As vereadoras e vereadores da comissão debateram sobre a melhoria da qualidade do ar em prol do meio ambiente e da saúde das pessoas que residem próximas ao Polo Petroquímico do ABC Paulista.

O tema segue em pauta na próxima semana, durante a Audiência Pública virtual agendada para quinta-feira (29/4), às 10h.

Além do debate, a comissão aprovou três requerimentos de autoria do vereador Alessandro Guedes (PT). As iniciativas também abordam questões referentes ao Polo Petroquímico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!