#BalançoDasComissões – Semana 05 a 09 de abril

0
1060

Acompanhe a atuação dos vereadores da bancada do Partido dos Trabalhadores nas comissões ordinárias e extraordinárias da Câmara Municipal de São Paulo:

⏩ Semana 05 a 09 de abril

➨ Comissões Permanentes

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

Na reunião da última quarta-feira, os membros da Comissão de Constituição e Justiça aprovaram parecer favorável ao PL (Projeto de Lei) 177/2021, de autoria do Executivo, que institui o PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) de 2021.

O PPI possibilita que os contribuintes inadimplentes do município regularizem seus débitos, decorrentes de créditos tributários e não tributários, registrados até a data de 31 de dezembro de 2020.

Confira a pauta na íntegra AQUI.

Comissão de Finanças e Orçamento

Os membros da Comissão de Finanças e Orçamento avaliaram 7 projetos de lei de autores diversos e três requerimentos apresentados pelo vereador Jair Tatto (PT), presidente da comissão. As iniciativas apresentadas por Tatto foram aprovadas pelos membros e as indagações serão encaminhadas aos órgãos responsáveis.

Confira os requerimentos aprovados:

  • SP Urbanismo – Requisitando informações sobre as obras de HIS em operações urbanas (Confira o requerimento na íntegra AQUI
  • Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – Dispõe sobre a desapropriação de imóveis ociosos no centro devido ao dispositivo do IPTU Progressivo ao longo do tempo (Confira o requerimento na íntegra AQUI)
  • SEHAB (Secretaria Municipal de Habitação) – Questiona sobre as obras para HIS, regularização fundiária e os beneficiários dos programas de auxílio aluguel (Confira o requerimento na íntegra AQUI)

Confira a pauta na íntegra.

Comissão de Administração Pública

O colegiado analisou pareceres de 22 projetos presentes na pauta e confirmou a data da Audiência Pública sobre Plano de Metas, prevista para a próxima quinta-feira (15/04), às 15h. O debate será realizado na modalidade virtual e será possível acompanhar através do link.

Para participar da audiência, é possível se inscrever no link oficial.

Cinemateca Brasileira

O PR (Projeto de Resolução) 12/2020 foi um dos projetos deliberados pela comissão e, após receber parecer favorável do vereador Arselino Tatto (PT), foi aprovado por todos os membros. 

A propositura é pautada na defesa da Cinemateca Brasileira e além de outros autores, possui os vereadores Alessandro Guedes (PT), Antonio Donato (PT), Eduardo Suplicy (PT) e Reis (PT) como coautores

Confira a pauta na íntegra AQUI.

Comissão de Saúde, Promoção Social e Mulher

A comissão aprovou dois requerimentos, entre eles, um de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT).  A parlamentar solicita informações à SMS (Secretaria Municipal de Saúde) sobre as unidades hospitalares que passarão a receber as gestantes. 

• Confira o requerimento AQUI.

Conselho Municipal de Política para Mulheres de São Paulo

Durante a reunião do colegiado, a vereadora foi escolhida pelos membros para representar a Comissão de Saúde e integrar o Conselho Municipal de Política para Mulheres de São Paulo, associado à Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania. 

• Confira a pauta na íntegra AQUI.

Audiência Pública

O colegiado realizou uma Audiência Pública para debater o tema “Situação dos trabalhadores do comércio ambulante na Cidade de São Paulo”. A mesa-redonda virtual contou com a presença de diversos parlamentares, representantes do Executivo e também da sociedade civil.

O pedido de audiência foi apresentado pela vice-presidenta da comissão, vereadora Juliana Cardoso (PT), e pela vereadora Luana Alves (PSOL). 

Durante o debate, a vice-presidenta se pronunciou: “A gente está nessa luta desde quando a gestão Kassab fez um decreto retirando os TPUs da cidade de São Paulo. De lá pra cá, a gente vem construindo ações para conseguir amenizar tantas dores”, aponta.

Confira o debate:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=74p0YBt7NXk[/embedyt]

Comissão Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

A comissão promoveu uma audiência pública na última quinta-feira (08/04) para debater a ciclofaixa da rua Luís Goís, localizada na zona sul. 

Na reunião ordinária, foram aprovados dois requerimentos solicitando audiência pública sobre o fechamento da Praça do Pôr do Sol, localizada na região de Pinheiros, e o segundo, convidando representantes das Secretarias de Assistência Social e Turismo e Direitos Humanos e das organizações em defesa da população em situação de rua, para tratar sobre as condições de higiene da população localizada na área central da cidade. 

• Confira a pauta completa AQUI.

Comissão de Educação, Cultura e Esportes

Durante a reunião ordinária, o colegiado aprovou parecer favorável ao relatório elaborado pelo vereador Eduardo Suplicy (PT) ao PL (Projeto de Lei) 656/2017, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB). O PL dispõe sobre o Projeto Voluntário “Mão Amiga”, que busca a revitalização de áreas verdes da capital.

Os membros aprovaram três requerimentos, entre eles, um de autoria do vereador e líder da bancada do PT, Eduardo Suplicy. A iniciativa trata sobre a testagem dos profissionais de educação da capital. 

O requerimento solicita maiores esclarecimentos sobre a escolha dos testes sorológicos e aponta que, de acordo com especialistas, o exame do tipo RT-PCR seria o ideal para garantir maior segurança. O parlamentar também ressalta a importância de tomar conhecimento sobre quais medidas serão adotadas a partir dos resultados obtidos.

• Confira mais detalhes sobre o requerimento AQUI.

• Confira a pauta na íntegra AQUI.

Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica

Os membros do colegiado deliberaram sobre 4 Projetos de Lei e dois requerimentos de diversos autores. Os parlamentares tiveram a oportunidade de pautar as implicações da pandemia no setor de transporte escolar.

O vereador Senival Moura (PT), presidente da comissão, contribuiu com o debate e se posicionou “O povo do Brasil está passando necessidade. A preocupação hoje é salvar vidas. Não adianta só gerar empregos, isso é importante, mas para trabalhar é preciso ter vida”, pontua.

• Confira a pauta na íntegra AQUI.

➨ Comissões Extraordinárias

Comissão de Direitos Humanos

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania realizou uma Audiência Pública virtual intitulada “Quem tem fome, tem pressa: políticas de segurança alimentar na cidade de São Paulo”, para ampliação do debate sobre diligências para o combate à fome na cidade. 

O pedido para a realização da audiência foi encaminhado através de um requerimento elaborado pelo líder da bancada de vereadores do PT, o vereador Eduardo Suplicy (PT). 

O parlamentar sugeriu que fossem convidados representantes do Executivo e do COMUSAN (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional).

“É importante que nós da Câmara Municipal, assim como a prefeitura e diversos órgãos responsáveis pela alimentação e nutrição, possamos garantir que as pessoas não estejam passando fome na cidade de São Paulo”, pontua Suplicy.

• Confira o debate na íntegra:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=GhK7hkgofyE[/embedyt]

Comissão de Turismo, do Lazer e Gastronomia

A primeira reunião ordinária da comissão foi realizada na terça-feira (06/04) e contou com a participação ativa dos vereadores Senival Moura e Antonio Donato (PT). 

Os trabalhos foram pautados no debate sobre os tópicos prioritários e quais são os principais desafios dos setores. O debate contou com a presença virtual do presidente da SPTuris, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, e o subprefeito de Parelheiros, Marco Antonio Furchi.

Em meio à pandemia, o Partido dos Trabalhadores segue apontando que a aplicação de medidas emergenciais devem ser prioridade do Executivo, garantindo o suporte adequado para o pequeno e médio empresário.

Comissão de Meio Ambiente e Direito dos Animais

Durante a primeira reunião da comissão, o vereador Alessandro Guedes (PT) apresentou um requerimento, aprovado por unanimidade pelo colegiado, que solicita a realização de uma Audiência Pública remota para abordar os desdobramentos provocados pelo Polo Petroquímico localizado na região do Grande ABC.

• Confira o requerimento AQUI.

A Audiência Pública está prevista para o dia 29/04, quinta-feira, às 10 horas.

• Confira a pauta na íntegra AQUI.

Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude

A primeira reunião ordinária de 2021 foi marcada pelo debate do tema “A Importância da Alimentação no Desenvolvimento das Crianças”. 

A discussão foi enriquecida pela presença de três especialistas no tema, a nutricionista Vivian Zollar, a coordenadora clínica do CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional), Maria Paula de Albuquerque, e a fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos de São Paulo, Luciana Chinaglia Quintão

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!