PT cobra ação da prefeitura de SP sobre a nova onda de Covid-19 e influenza

A prefeitura da Cidade de São Paulo precisa cuidar das paulistanas e paulistanos!

Acompanhamos com bastante preocupação a situação na cidade de São Paulo, frente ao crescimento das internações nos equipamentos de Saúde das paulistanas e paulistanos em virtude das variantes da Covid-19 e Influenza H3N2 (gripe).

A imprensa vem noticiando há semanas o crescimento de internações e afastamento de profissionais da Saúde por contaminação no local de trabalho, que mostra indícios de um provável colapso no sistema de Saúde.
Além disso, segundo reportagem da Folha de S. Paulo de 14 de jan. de 2021, o “Número de profissionais de Saúde afastados dobra em 7 dias em SP”. Os equipamentos de Saúde nas periferias da cidade já estão em alerta e os munícipes transitam pela cidade ainda com o sistema de transporte reduzido e com a ausência de um planejamento transparente de ação da Prefeitura para a cidade.

Alertamos que, para problemas coletivos, a solução é também coletiva e a Prefeitura tem por obrigação orientar, coordenar e dialogar efetivamente buscando a superação dos desafios.

Entidades de representação dos profissionais da Saúde já anunciam paralisações para denunciar a falta de condições de trabalho e esgotamento do sistema.

A bancada do PT na Câmara Municipal de São Paulo vem cobrando, desde o início da pandemia COVID-19, um plano de gestão e transparência na divulgação dos dados, assim como a garantia de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), testagem, vacina para todas e todos e condições de isolamento social e tratamento adequado.

É preciso fortalecer o SUS, cuidar dos profissionais da Saúde, dos munícipes, enfim, da cidade de São Paulo.

Bancada do PT
Câmara Municipal de São Paulo