Cidade de São Paulo possui o 5º maior orçamento do país

Em 2019 a cidade de São Paulo registrou o 5º maior orçamento do país, com arrecadação de R$ 60,1 bilhões. O resultado coloca a cidade em um grupo seleto, com grande capacidade financeira de operar políticas públicas de referência para todo país.

O maior orçamento como o esperado é o da União, com orçamento bruto, sem as deduções constitucionais, de R$ 2,9 trilhões. O estado de São Paulo aparece em segundo lugar com arrecadação de R$ 225 milhões. O governo do estado de Minas Gerais arrecadou R$ 82,6 bilhões e o governo do Rio de Janeiro registrou receitas de R$ 61,9 bilhões.

Em 2020 a cidade de São Paulo pode fechar o ano a frente do governo do Rio de Janeiro, enquanto o estado apresenta uma queda brusca da arrecadação a cidade de São Paulo  apresentou crescimento consistente das receitas no primeiro semestre de 2020.

Na sequência estão os governos estaduais da região Sul: Rio Grande do Sul com R$ 55 bilhões (6º), Paraná com R$ 50,6 bilhões (7º) e Santa Catarina com R$ 32,2 bilhões. O governo da Bahia apresentou crescimento expressivo nas duas últimas décadas o que colocou o ente em oitavo lugar, com arrecadação de R$ 45,7 bilhões. Além da Bahia, estão entre os 20 maiores orçamentos outros três estados do nordeste: Pernambuco com R$ 26,4 bilhões (12º), Ceará com R$ 23,5 bilhões (14º) e Maranhão com 15,6 bilhões (19º).

A única cidade que acompanha São Paulo nos 20 maiores orçamentos é a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, com orçamento de R$ 23,8 bilhões.

Nota metodológica
Os dados apresentados constam no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI) da Secretaria de Tesouro Nacional nos respectivos Balanços Anuais, a informação comparada é a receita bruta realizada (exceto as receitas intra-orçamentárias) com as deduções pertinentes.