CPI DAS ENCHENTES ENTREGA RELATÓRIO FINAL, APONTA SOLUÇÕES PARA O JARDIM PANTANAL E COBRA AÇÕES CONJUNTAS DE TODOS OS ORGÃOS

0
9
WhatsApp Image 2026 06 23 at 17.44.05 (2)

Após oito meses de trabalho, Comissão presidida por Alessandro Guedes aprova documento de 364 páginas com importantes recomendações para ajudar no combate às enchentes, alagamentos e promover de forma conjunta planejamento ambiental e habitacional na região

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça-feira (23) o relatório final da CPI das Enchentes do Jardim Pantanal e Região, encerrando oito meses de investigação, fiscalização e construção de propostas para enfrentar um dos maiores desafios da Zona Leste.

Presidida pelo vereador Alessandro Guedes, líder do PT no legislativo paulistano, a Comissão realizou 16 sessões ordinárias, uma sessão extraordinária, mais de 20 oitivas, três reuniões de trabalho, diligências em campo, visitas técnicas, sobrevoo da região e agendas institucionais em Brasília. O resultado é um documento de 364 páginas que reúne diagnósticos, conclusões e recomendações para reduzir os impactos das enchentes e alagamentos.

WhatsApp Image 2026 06 23 at 17.44.05 (3)
“O relatório é fruto de um trabalho sério, técnico e comprometido com milhares de famílias que convivem há décadas com o drama das enchentes. Ouvimos especialistas, órgãos públicos, lideranças comunitárias e moradores para construir um documento consistente, capaz de apontar caminhos concretos para a solução dos problemas da região”, afirmou o presidente da CPI, Alessandro Guedes.

RECOMENDAÇÕES
WhatsApp Image 2026 06 24 at 09.22.02 (1)

Entre as principais recomendações apresentadas pela Comissão estão a ampliação e modernização do sistema de drenagem urbana, a execução de obras estruturantes para controle de cheias, a recuperação ambiental de áreas degradadas, o fortalecimento do planejamento habitacional, a integração entre os governos municipal, estadual e federal, a aceleração da limpeza e desassoreamento de córregos e rios, além de estudos para implantação de novos reservatórios de retenção de águas, incluindo alternativas para a Lagoa do Poção.

Entre as propostas apresentadas no relatório final, a CPI defende que a Prefeitura de São Paulo institua uma estrutura permanente de gestão dedicada ao Jardim Pantanal, com a missão de articular, monitorar e dar efetividade às políticas públicas voltadas para a região. A Comissão também ressalta a necessidade de ampliar os recursos destinados às intervenções de drenagem, garantindo investimentos compatíveis com a dimensão dos problemas enfrentados pelo território.

Na área de saneamento básico, o relatório aponta a urgência de a Sabesp adotar medidas mais eficazes para impedir o retorno de água e esgoto às moradias durante períodos de chuva intensa. A recomendação inclui a elaboração de um plano de ação com metas definidas, soluções emergenciais e estratégias de médio e longo prazo para eliminar esse transtorno que afeta milhares de moradores.

COORDENAÇÃO INTERFEDERATIVA

WhatsApp Image 2026 06 23 at 17.44.05 (1)

O colegiado também conclui que o enfrentamento dos desafios do Jardim Pantanal exige uma atuação integrada entre todas as esferas de governo e instituições envolvidas.
Por isso, recomenda a criação de um modelo de governança compartilhada que reúna Prefeitura, Governo do Estado, Governo Federal, concessionárias de serviços públicos, órgãos ambientais, habitação, defesa civil, fiscalização e demais entidades competentes, estabelecendo responsabilidades claras, metas conjuntas e mecanismos permanentes de acompanhamento e cobrança dos resultados.

Relator do colegiado, o vereador Silvão Leite (União) destacou que o documento consolida meses de apuração e colaboração institucional. “Este relatório apresenta um conjunto de medidas que podem transformar a realidade da população do Pantanal e de toda a região. Nosso objetivo foi apontar soluções viáveis e responsabilidades para que o poder público avance de forma coordenada e eficiente no enfrentamento das enchentes”, ressaltou.

Já a vice-presidente da CPI, a vereadora Marina Bragante (PSB) destacou a importância da participação popular ao longo dos trabalhos. “A contribuição dos moradores foi fundamental para que a Comissão compreendesse os impactos reais das enchentes na vida das famílias e pudesse formular propostas conectadas às necessidades do território.”

COLABORAÇÃO

Ao final da sessão, Alessandro Guedes fez um agradecimento especial a todos que contribuíram para o trabalho da Comissão. “Quero agradecer aos vereadores membros da CPI, à equipe técnica da Câmara, aos servidores, especialistas, representantes dos órgãos públicos, lideranças comunitárias e, principalmente, aos moradores que compartilharam suas experiências e ajudaram a construir este relatório”, citou Guedes.

“Encerramos uma etapa importante, mas nosso compromisso continua. Agora vamos acompanhar e cobrar a implementação das medidas propostas para garantir mais segurança, dignidade e qualidade de vida para a população do Jardim Pantanal e de toda a região”, complementou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!