Governo tucano dobra gasto com Propaganda em ano de eleição

A gestão tucana na Prefeitura de São Paulo dobrou o gasto com publicidade em 2018 (ano eleitoral) e priorizou nas peças de propaganda os programas que são vitrines do ex-prefeito João Doria, como o Asfalto Novo e a prestação de contas de um ano de gestão.

Em contrapartida, ações de divulgação relacionadas à educação, contra proliferação de doenças por mosquito e até mesmo de combate a enchentes tiveram pouco atenção do governo do PSDB. No caso de combate a enchentes até mesmo a despesa relacionada a obras no setor é inferior ao que foi gasto com propaganda.

Com base em estudo da Assessoria da Liderança do PT na Câmara Municipal de SP, o jornal Folha de S. Paulo publicou hoje (16/8) que, no primeiro semestre de 2018, a administração direta da capital gastou R$ 73,8 milhões em publicidade, contra R$ 36,3 milhões no ano passado, em valores corrigidos — variação de 103%.

A maioria dos gastos foi com TV aberta (R$ 47 milhões), seguida por rádio (R$ 10 milhões) e internet (R$ 5 milhões). A principal aposta da gestão tucana, o programa Asfalto Novo, consumiu R$ 28,9 milhões (39% do total). A segunda campanha mais cara para os cofres municipais foi a prestação de contas de um ano de gestão (R$ 19 milhões).

O estudo do PT chama a atenção para o gasto em publicidade com a Operação Verão/Chuvas de Verão. Somando-se o gasto em propaganda para alertar a população sobre o risco das chuvas no primeiro semestre de 2018 (R$ 7,8 milhões), com o que foi gasto em igual período do ano passado (R$ 5,9 milhões), chega-se à soma de 13,7 milhões na divulgação desse programa.

O valor é ainda mais surpreendente quando se verifica que em um ano e meio de gestão o valor liquidado com Operação e Manutenção dos Sistemas de Monitoramento de Enchentes (SGE) e Sistema de Alerta de Enchentes, foi de apenas R$ 7,2 milhões. Ou seja, a gestão do PSDB gastou mais com propaganda do que com obras de combate a enchentes.