Lula, Haddad e Manuela: PT e PCdoB anunciam chapa nacional

0
1419

O Partidos dos Trabalhadores e o PCdoB anunciaram na noite deste domingo (5) uma grande aliança da centro-esquerda em torno de Lula,Fernando Haddad e Manuela D`Ávila. Haddad e Manuela irão percorrer o país difundindo um programa de governo que coloque o povo de volta na pauta do Brasil.

“O PT reitera que vamos com Lula até as última consequências. Por isso, a ideia é que tenha uma pessoa para vocalizar sua campanha e essa missão seria feita através de um companheiro do PT, que tenha identificação com Lula e que seja seu amigo. Então decidimos junto com o PROS, PCdoB e PCO que o Fernando Haddad é o vice na nossa chapa”, anunciou Gleisi sob os aplausos da juventude petista que acompanhou a coletiva.

Em seu pronunciamento, Haddad agradeceu o apoio e destacou a importância da união da centro-esquerda com a aliança fechada entre PT, PCdoB, PROS e PCO em torno de Lula. “Fico muito feliz com a unidade em torno dessa figura extraordinária, o maior líder da esquerda que é o presidente Lula. Vamos pela quinta vez junto com o PCdoB e tenho certeza que vamos para um pentacampeonato. Mesmo com toda perseguição Lula só cresce nas pesquisas e vai ser um prazer cruzar o país ao lado de Manu. Agora vamos compatibilizar nossos programas”, afirmou Haddad.

Haddad e Manuela pelo Brasil

Ao lado de Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB, Gleisi também anunciou que a partir desta segunda-feira (6) Manuela e Haddad já começam a percorrer o país levando a candidatura de Lula a todos os rincões do Brasil. “Nós entendemos que a candidatura de Manu cumpriu um papel muito importante na construção dessa unidade para dar sustenção a Lula e a uma aliança do campo progressista e popular. O convite feito por Lula traz uma mulher, jovem com força e vigor. Estamos muito felizes com o convite de Lula ao PCdoB”.

Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB, falou em nome do partido sobre a aliança anunciada neste domingo. Para a dirigente, a unidade que vem sendo pregada pelo PCdoB se consolidou neste dia 5. Para a presidenta, a esquerda precisa se unir para barrar os retrocessos do golpe sob a liderança de Lula, candidato à Presidência não só pelo PT, mas agora também pelo PCdoB, PROS e PCO.

“Precisamos interromper essa agenda anti-povo, anti-nacional que desde o golpe assola o país e promove tantos retrocessos. Por isso, as eleições deste ano ganham uma dimensão extraordinária, pois temos a oportunidade de retomar o projeto popular para o Brasil. Nos 13 anos de Lula e Dilma tivemos o enfrentamento das desigualdades regionais, o Brasil saiu do Mapa do Fome, foram criadas as escolas técnicas, então foi um período virtuoso de inclusão social. Agora, Manu e Haddad vão rodar o país fazendo essa defesa”, afirmou Luciana Santos.

Encontro do PT oficializa Lula

Na tarde de sábado (4), milhares de delegados, dirigentes e militantes se reuniram em um grande ato que homologou Lula como o candidato do PT à Presidência da República. No primeiro encontro nacional sem a presença de Lula, preso político há quatro meses, a legenda aclamou Lula candidato e reiterou que o ex-presidente será registrado no próximo dia 15 com uma grande marcha a Brasília.

“Este encontro nacional do PT talvez seja um dos mais importantes em toda a história do nosso partido. É enorme a responsabilidade que temos pela frente. A decisão de hoje vai nos conduzir a uma luta sem tréguas pela democracia, pelo povo brasileiro e pelo Brasil”, afirmou Lula em carta lida no evento, ao lembrar que este foi o primeiro encontro nacional petista sem a sua presença. “Mas sei que estou presente por meio de cada um de vocês, cada dirigente, delegado e militante do PT”, escreveu o ex-presidente.

Na carta, Lula ponderou que a caçada jurídica que o tem como alvo afeta a todo povo brasileiro. “Já derrubaram uma presidenta eleita; agora querem vetar o direito do povo escolher livremente o próximo presidente. Querem inventar uma democracia sem povo”, ressaltou.

Da Redação da Agência PT de Notícias com Lula.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!