Vereador Eduardo Suplicy faz recomendação de não aumentar a passagem de ônibus em SP

No pior momento da crise econômica, o Prefeito Ricardo Nunes pode evitar o aumento da passagem de ônibus, tendo R$ 26 bilhões em caixa.

O orçamento da cidade de São Paulo para o ano de 2022 está estimado em 82,7 bilhões.   A Prefeitura terminou o ano de 2021 com R$ 26 bilhões em caixa. Mesmo com todo esse dinheiro sem ser gasto, a SPtranssugeriu ao Prefeito Ricardo Nunes o aumento da passagem de ônibus dos atuais R$ 4,40 para R$ 5,10, um aumento de 15,51%.

Este aumento deve ser evitado, pois a população da cidade de São Paulo, sobretudo os mais pobres estão sofrendo com a fome, o desemprego e a alta da inflação.

Lembrar é resistir, o Brasil vive uma profunda crise econômica, agravada na pandemia provocada pela covid-19, e as consequência desta situação na cidade de São Paulo revela a sua face mais cruel.

O número da população em situação de rua na cidade de São Paulo segundo o Movimento Estadual da População em Situação de Rua (MEPSR-SP), é de aproximadamente 66.280 (sessenta e seis mil e duzentos e oitenta pessoas) – “é quase três vezes maior do que registrado pelo censo oficial da prefeitura de São Paulo, realizado em 2019, que apontou para 24.344 pessoas sem-teto”.

Um levantamento feito pela própria Secretaria dSaúde de São Paulo revelou que as pessoas com fome estão procurando as UBS para pedir ajuda, a taxa de desemprego medida pelo IBGE é de 12,6%, a inflação acumulada até novembro é de 10,74%.

O Prefeito Ricardo Nunes examina a sugestão de aumentar em 15,51% da passagem de ônibus. Com 26 bilhões em caixa, com recursos livres suficientes para impedir o aumento da tarifa em 2022, a Prefeitura tem capacidade financeira de sobra para suportar esse aumento sem repassar para a população.

Recomendo ao Prefeito Ricardo Nunes que tenha sensibilidade com a população mais pobre da cidade, não aumente a passagem de ônibus e considere o retorno da gratuidade do transporte para as pessoas de mais de 60 anos.

Eduardo Suplicy, Líder do PT na CMSP

Foto: Afonso Braga