Nota da Bancada do PT sobre as enchentes no Itaim Paulista

Considerando a gravidade da situação de milhares de moradores de bairros do Jd. Itaim Paulista, localizados na várzea do Rio Tietê, há cerca de 70 dias convivendo com ruas alagadas, a Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) da Câmara Municipal de São Paulo clama ao prefeito Bruno Covas que estenda imediatamente as medidas determinadas no Decreto Municipal de Situação de Emergência Pública (nº 58.660 de 12 de março) aos bairros Vila Itaim, Vila Seabra, Vila Aymoré e Jd. Margarida.

Há duas semanas, o Executivo publicou o Decreto acima citado considerando em Situação de Emergência áreas dos bairros Cambuci, Vila Carioca e Vila Prudente, também afetadas pelas enchentes. No entanto, as áreas do Itaim, em situação tão ou mais dramática, não foram contempladas. As famílias ali vivem dias de agonia e riscos de doenças, numa situação de calamidade pública, sem um mínimo de dignidade humana.

Diante desse quadro, no dia 20/03, a Bancada propôs uma Moção assinada por 37 vereadores, reivindicando a inclusão da região no documento. Dessa forma, as famílias do Itaim e demais bairros afetados também ganhariam o direito de sacar parcela do FGTS, requerer a isenção do IPTU, de contas de água e energia, além dos bairros receberem obras emergenciais. Tais medidas teriam o condão de amenizar o sofrimento dessas famílias.

Nesta região afetada, vivem cerca de dois mil moradores. Se faz necessário que o DAEE realize obras de contenção de cheias nestas áreas. Há mais de dois meses, dezenas de ruas permanecem alagadas e inundadas com água suja e parada, acúmulo de lixo, insetos e animais peçonhentos. Devido aos alagamentos, os moradores sofrem com dificuldades de acesso ao trabalho, escola e médico, entre outros serviços essenciais.

A Bancada do PT reitera também a necessidade de intervenções e projetos mais efetivos do Governo do Estado e Prefeitura no sentido de por fim às enchentes nesta e em outras áreas da cidade que sofrem em toda época de chuva. Por fim, a Bancada de Vereadores do PT reforça a solicitação para que o prefeito Bruno Covas receba a comissão de moradores para tratar desta grande tragédia na região.