Nota sobre o evento 1° de Maio | Dia do Trabalhador – Em defesa da liberdade de expressão

A respeito do evento realizado no dia 1° de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, informamos que os Vereadores do PT, Eduardo Matarazzo Suplicy, e Alfredo Cavalcante (Alfredinho), direcionaram emendas parlamentares voltadas a apoiar a realização do evento.

Como data importante de celebração da luta dos trabalhadores internacionalmente, tal evento é apoiado todos os anos por meio de emendas parlamentares por vereadores com maior proximidade dos trabalhadores e suas organizações, como as centrais sindicais. Trata-se, portanto, de evento que conta com apoio recorrente nesta modalidade.

A destinação de recursos segue estritamente as normas estabelecidas pela Prefeitura de São Paulo, responsável por celebrar contratos junto aos artistas que se apresentam em tais eventos, o que se dá com base no cachê de referência desses artistas em apresentações já contratadas e comprovadas anteriormente. Também é de responsabilidade da Prefeitura a contratação de estrutura de palcos, banheiros químicos, seguranças, limpeza, ambulâncias e demais aspectos de produção voltados à realização do evento. É para este fim que as emendas de Suplicy e Alfredinho foram direcionadas, respectivamente, com valores de R$125 mil e R$400 mil.

Vale ressaltar que o evento do último domingo não tinha objetivos eleitorais, mas que os artistas que se apresentam gozam de liberdade de expressão para realizarem qualquer tipo de manifestação seja do ponto de vista artístico, seja do ponto de vista político. Entendemos que tal liberdade deve ser assegurada em todo tipo de evento cultural, seja financiado por emendas parlamentares, seja em equipamentos públicos ou financiados com dinheiro público, como no caso do Carnaval, Virada Cultural, festivais e mostras de teatro e assim por diante.

Desejamos que o debate cultural e político brasileiro possa valorizar sua diversidade com base no respeito à todo tipo de manifestação que não atente contra direitos de toda a população brasileira, como tem sido a celebração do 1° de Maio dos trabalhadores no Brasil e no mundo.

Vereador Eduardo Suplicy
Vereador Alfredinho