Ônibus turístico será no próximo sábado, dia 12

Serviço inédito na cidade é fruto de parceria entre  SPTrans, CET e SPTuris. Serão três horas de um passeio que inclui 11 pontos de cultura, lazer e esporte, além de entrada para oito museus.
A primeira viagem a bordo do Circular Turismo SP acontecerá no próximo sábado, dia 12, às 9h, quando será inaugurado o novo serviço ao público. Com vista panorâmica em um modelo de dois andares, o ônibus é uma iniciativa fruto de parceria entre SPTrans, CET e SPTuris. Nele, os passageiros visitarão bairros famosos da cidade, como Ibirapuera e Liberdade, além de passear pelos principais pontos culturais.
O ônibus é equipado com tecnologia embarcada. Através de um GPS ( sistema de posicionamento por satélite) instalado em um computador de bordo, passageiros e turistas são informados por alto-falantes da história e das curiosidades dos endereços e equipamentos por onde o veículo está passando em três idiomas: português, inglês e espanhol. Durante a viagem, os tripulantes também poderão baixar um aplicativo com essas informações e acompanhar cada detalhe do passeio no smartphone, além de receber um informativo impresso com o mapa do centro da cidade.
Batizado de Circular Turismo SP, o ônibus partirá da Estação da Luz, na região central, sempre conduzido por uma das quatro mulheres motoristas do veículo. Priscila Gomes, que está entre as profissionais, explica que o veículo é automático e tem 12 marchas, o que o torna mais confortável para dirigir. “Me sinto privilegiada em ter sido escolhida para conduzir o primeiro ônibus de turismo, estou feliz”, conta.
Para o secretário municipal de Transportes, a novidade vai agradar aos paulistanos: “O Ônibus de Turismo é um prêmio pra a cidade de São Paulo, por ser conduzido apenas por mulheres, dar o direito a entrada em 8 museus e ainda de poder conhecer os principais pontos turísticos.” Ele participou, nesta quinta-feira, dia 10, dos testes finais de operação do veículo, junto com técnicos de SPTrans, CET e SPTuris.
O ônibus também dispõe de uma tecnologia que polui menos a cidade. Durante o trajeto, faz uma compensação na distribuição do combustível. Quando está numa velocidade baixa, utiliza a eletricidade; quando está mais rápido utiliza o diesel, além de ser acessível para pessoas com baixa mobilidade física e possuir rampa para cadeirantes.
A SPTrans e a SPTurismo, parceiras na implantação da linha, estudam a possibilidade de aumentar a quantidade de veículos até o final deste ano.
Como funciona
O cartão de embarque custa R$ 40,00 e pode ser adquirido com o cobrador do ônibus, no momento do primeiro embarque. Há dois modelos de estampa: um com a foto do Parque do Ibirapuera e o outro com a do Mercado Municipal.
O ônibus, que pertence à empresa Sambaíba, uma das operadoras do sistema de transporte coletivo municipal, parte da Estação da Luz nos seguintes horários:
Dias úteis e sábados: saídas às 9h, 12h40 e 16h.

Domingos e feriados
: saídas às 10h, 13h40 e às 17h.
As viagens acontecerão todos os dias úteis, sábados, domingos e feriados com destino as seguintes paradas:
Parada 01: Luz, Parada 02: Mercado Municipal, Parada 03: República, Parada 04: Pacaembu, Parada 05: Paulista – MASP, Parada 06: Ibirapuera, Parada 07: Centro Cultural SP, Parada 08: Liberdade, Parada 09: Pátio do Colégio, Parada 10: Teatro Municipal
Vale destacar que aos domingos o trajeto terá alteração devido a abertura da avenida Paulista para lazer.
O passageiro poderá desembarcar em qualquer ponto do passeio e voltar a embarcar em um período de 24 horas.
Foto: Sidnei Santos/ SPTrans