NOTA DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DE BIA DORIA
A Bancada de Vereadores do PT de São Paulo, comprometida com o combate combate a todas as formas de preconceito, denuncia e repudia a entrevista de Bia Doria, primeira-dama e presidenta do Conselho do Fundo Social do Estado de São Paulo.
Durante entrevista, ao falar sobre a população em situação de rua, Bia Doria afirmou que não se deve doar marmita para essas pessoas, “porque a rua hoje é um atrativo, a pessoa gosta de ficar na rua”. E prossegue afirmando que as pessoas em situação de rua “não querem ter responsabilidades” e por isso rejeitam os abrigos públicos.
O conteúdo dessas afirmações revela uma visão preconceituosa e discriminatória de alguém que deveria estar combatendo desigualdades ao gerenciar recursos da assistência social que têm como foco exatamente essas populações.
Com isso, Bia Doria apenas expressa os valores perversos e estereotipados da burguesia paulistana, que atua na lógica da caridade e desconsidera as complexas relações que permeiam uma política integral na assistência social.
Somos categoricamente contra discursos e declarações que ferem a dignidade humana e sustentam a retórica do ódio contra quem já está fragilizado e vulnerável, sujeitado à violencia e sem ter como se defender.
Vereador Alfredinho
Bancada de Vereadores do PT
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
São Paulo, 6 de julho de 2020