Senival Moura é o novo líder da Bancada do PT

Nesta terça-feira, 01/02, o vereador Senival Moura assumiu a Liderança da Bancada do PT na Câmara Municipal de São Paulo. No Legislativo Paulistano, cada partido com pelo menos um vereador eleito tem direito a representação de bancada.

Na mesma oportunidade, o vereador petista Alessandro Guedes assumiu a vice-liderança. Anteriormente, entre fevereiro de 2021 e 2022, o vereador Eduardo Matarazzo Suplicy esteve à frente da Liderança do PT.

Senival é filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1984 e já foi candidato a deputado estadual em 2002 e no ano de 2004 pleiteou uma vaga à Câmara Municipal, ficando com a primeira suplência, que assumiu em 1º de fevereiro de 2007. Em 2008 foi reeleito com 66.139 votos, sendo o vereador mais votado do PT.

No ano de 2020, foi reeleito vereador por São Paulo com 25.311 votos, tomando posse para o seu 5º mandato parlamentar.

Na vida profissional, Senival exerceu o ofício de engraxate e após cursar o SENAI, na década de 80, se especializou em ajustador ferramenteiro e trabalhou na profissão nas indústrias metalúrgicas.

Nos anos 90, ingressou no transporte público de passageiros pelo sistema de lotação, inclusive foi um dos fundadores do Sindilotação (Sindicato dos Proprietários de Veículos Profissionais Autônomos). Foi nesse período que Senival iniciou sua trajetória política, nas discussões por melhores condições no transporte público, participou de importantes implantações e revoluções no transporte municipal como a regulamentação do transporte alternativo, a implantação do Bilhete Único e a modernização de todo o sistema de mobilidade da cidade de São Paulo.

ENTENDA A FUNÇÃO DAS LIDERANÇAS

Os líderes são os intermediários entre a bancada e a Mesa diretora, sendo os responsáveis pelas comunicações partidárias e o encaminhamento de votações. Além disso, é de acordo com o tamanho da bancada ou bloco parlamentar que se define a proporção na formação das comissões permanentes ou temporárias.

Os vereadores podem optar, ainda, pela constituição de um bloco parlamentar. Neste caso, os partidos que compõem o bloco deixam de ter seus líderes e passam a ser representados pela liderança do Bloco Parlamentar.

O prefeito também pode indicar um vereador para responder pela Liderança do Governo, além de outros três como vice-líderes.

Na Câmara de São Paulo, os líderes reúnem-se toda terça-feira, às 14 horas, para discutir a pauta dos trabalhos da semana, inclusive os projetos que pretendem colocar em debate e votação nas Sessões Plenárias. O encontro, chamado de Colégio de Líderes, ocorre no 8° andar da Casa, na Sala Tiradentes, com transmissão ao vivo no Portal da Câmara e canal do Youtube.

O Colégio de Líderes é o espaço para discutir as demandas das diferentes bancadas e estabelecer o andamento dos trabalhos legislativos da Casa. Durante a reunião, o presidente da Casa também apresenta aos vereadores comunicados pertinentes ao funcionamento do Legislativo.