Suplicy é o novo Líder da Bancada do PT

0
1700
Alfredinho (à esquerda) e Suplicy (à direita), no plenário da Câmara | Foto: Afonso Braga

A partir do dia 1º de fevereiro o vereador Eduardo Suplicy assume a Liderança da Bancada do PT. Cada partido com pelo menos um vereador eleito na Câmara Municipal de São Paulo tem direito a representação de bancada.

Foto: Acervo do Mandato

Suplicy foi o vereador mais votado do país nas últimas eleições, repetindo o feito de 2016 – desta vez com 167.427 votos. Iniciando seu terceiro mandato de vereador na capital paulista (o primeiro mandato foi de 1989-1990), o petista possui uma extensa vida pública, sendo um dos quadros mais populares do Partido dos Trabalhadores em todo o País.

Economista, administrador de empresas e professor universitário, além da função no Legislativo da Capital, foi deputado estadual (1979-1983), deputado federal (1983-1987), senador (1991-2015) e secretário de Direitos Humanos e Cidadania (2015-2016) durante a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT).

No mês de janeiro, recesso parlamentar, o vereador Alfredinho, reeleito para o quarto mandato, segue à frente da Liderança do PT, atividade que exerceu nos últimos dois anos.

Conheça a galeria de ex-líderes do PT na Câmara de São Paulo.

No PT, o Líder da Bancada na Câmara de vereadores tem assento na Executiva Municipal da direção partidária.

ENTENDA A FUNÇÃO DAS LIDERANÇAS

Os líderes são os intermediários entre a bancada e a Mesa diretora, sendo os responsáveis pelas comunicações partidárias e o encaminhamento de votações. Além disso, é de acordo com a tamanho da bancada ou bloco parlamentar que se define a proporção na formação das comissões permanentes ou temporárias.

Os vereadores podem optar, ainda, pela constituição de um bloco parlamentar. Neste caso, os partidos que compõem o bloco deixam de ter seus líderes e passam a ser representados pela liderança do Bloco Parlamentar. Não há, entretanto, nenhum bloco parlamentar em exercício atualmente na Câmara de São Paulo.

O prefeito também pode indicar um vereador para responder pela Liderança do Governo, além de outros três como vice-líderes.

Na Câmara de São Paulo, os líderes reúnem-se toda terça-feira para discutir a pauta dos trabalhos da semana, inclusive os projetos que pretendem colocar em debate e votação nas Sessões Plenárias. O encontro, chamado de Colégio de Líderes, ocorre no 8° andar da Casa, na Sala Tiradentes, com transmissão ao vivo no Portal da Câmara, por meio do link Auditórios Online.

O Colégio de Líderes é o espaço para discutir as demandas das diferentes bancadas e estabelecer o andamento dos trabalhos legislativos da Casa. Durante a reunião, o presidente da Casa também apresenta aos vereadores comunicados pertinentes ao funcionamento do Legislativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!