Suplicy é o novo Líder da Bancada do PT

Alfredinho (à esquerda) e Suplicy (à direita), no plenário da Câmara | Foto: Afonso Braga

A partir do dia 1º de fevereiro o vereador Eduardo Suplicy assume a Liderança da Bancada do PT. Cada partido com pelo menos um vereador eleito na Câmara Municipal de São Paulo tem direito a representação de bancada.

Foto: Acervo do Mandato

Suplicy foi o vereador mais votado do país nas últimas eleições, repetindo o feito de 2016 – desta vez com 167.427 votos. Iniciando seu terceiro mandato de vereador na capital paulista (o primeiro mandato foi de 1989-1990), o petista possui uma extensa vida pública, sendo um dos quadros mais populares do Partido dos Trabalhadores em todo o País.

Economista, administrador de empresas e professor universitário, além da função no Legislativo da Capital, foi deputado estadual (1979-1983), deputado federal (1983-1987), senador (1991-2015) e secretário de Direitos Humanos e Cidadania (2015-2016) durante a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT).

No mês de janeiro, recesso parlamentar, o vereador Alfredinho, reeleito para o quarto mandato, segue à frente da Liderança do PT, atividade que exerceu nos últimos dois anos.

Conheça a galeria de ex-líderes do PT na Câmara de São Paulo.

No PT, o Líder da Bancada na Câmara de vereadores tem assento na Executiva Municipal da direção partidária.

ENTENDA A FUNÇÃO DAS LIDERANÇAS

Os líderes são os intermediários entre a bancada e a Mesa diretora, sendo os responsáveis pelas comunicações partidárias e o encaminhamento de votações. Além disso, é de acordo com a tamanho da bancada ou bloco parlamentar que se define a proporção na formação das comissões permanentes ou temporárias.

Os vereadores podem optar, ainda, pela constituição de um bloco parlamentar. Neste caso, os partidos que compõem o bloco deixam de ter seus líderes e passam a ser representados pela liderança do Bloco Parlamentar. Não há, entretanto, nenhum bloco parlamentar em exercício atualmente na Câmara de São Paulo.

O prefeito também pode indicar um vereador para responder pela Liderança do Governo, além de outros três como vice-líderes.

Na Câmara de São Paulo, os líderes reúnem-se toda terça-feira para discutir a pauta dos trabalhos da semana, inclusive os projetos que pretendem colocar em debate e votação nas Sessões Plenárias. O encontro, chamado de Colégio de Líderes, ocorre no 8° andar da Casa, na Sala Tiradentes, com transmissão ao vivo no Portal da Câmara, por meio do link Auditórios Online.

O Colégio de Líderes é o espaço para discutir as demandas das diferentes bancadas e estabelecer o andamento dos trabalhos legislativos da Casa. Durante a reunião, o presidente da Casa também apresenta aos vereadores comunicados pertinentes ao funcionamento do Legislativo.