Vereador Alessandro Guedes: Mais Luz para São Paulo

0
1401

Na terça-feira, 19/3, a Prefeitura realizará uma audiência pública para tratar do edital da Parceria Público-Privada – PPP – da iluminação pública. Este é um tema urgente. E vamos somá-lo a inúmeros outros: zeladoria precária, viadutos interditados, obras paralisadas, cobrança abusiva de IPTU, mudanças no Bilhete Único, com impactos desastrosos aos trabalhadores, além das enchentes.

Ano passado, é público e notório, a justiça barrou por suspeita de fraude e corrupção a licitação da Parceria Público-Privada – PPP – da iluminação pública. Essa licitação, que envolve R$ 7 bilhões de reais, a maior do gênero no mundo, havia sido proposta ainda em 2015 pelo ex-prefeito Fernando Haddad. Depois o ex-prefeito Doria finalizou o processo sem muitas mudanças.

A previsão era, em cinco anos, trocar todas as lâmpadas de vapor de sódio ou mercúrio – que tem coloração amarela – por lâmpadas de LED, que são brancas, e proporcionam mais claridade. Previa ainda expandir os pontos de iluminação em 715.500 lâmpadas de LED até o ano de 2035.

O problema é que enquanto a licitação não sai do papel, a situação só se agrava porque parte da nossa cidade continua mais escura, a expansão está parada e a manutenção – maior demanda dos bairros – caminha de forma precária.

Na semana passada minha assessoria esteve no Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura – Ilume – para pedir atenção a algumas situações que exigem um atendimento emergencial em determinadas áreas da cidade, especialmente de manutenção. A informação é de que chegam a quase 20 mil pontos esperando pela expansão da rede de iluminação.

Iluminação representa mais segurança. Sem ela a cidade fica escura e insegura e as pessoas com medo. Pelo visto, milhares de ruas de São Paulo, especialmente nos bairros mais afastados do centro, devem permanecer às escuras até que a Prefeitura melhore o edital, promova a licitação e contrate a nova concessionária. A previsão mais otimista é que a licitação seja feita em julho deste ano.

O fato é que a administração do prefeito Bruno Covas não tem nada da “gestão eficiente” propagada pelo PSDB. É perceptível no dia a dia dos moradores da capital que se trata de propaganda enganosa. Por todo lado que a gente anda se depara com o descaso público.

Os princípios de boa gestão estão longe desta administração, que ao longo de 2017/2018, fez crescer os contratos emergenciais em 309,1%. As licitações por meio de pregão e concorrência, que são mais transparentes, perderam espaço. O valor de licitações nestas duas modalidades caiu, dando lugar a categorias como “não aplicação”, inexigibilidade” e “dispensa de licitação”, que cresceram 22%, 2,4% e 57%, respectivamente.

Com a cidade nesse estado, cheia de buracos, suja e às escuras, é preciso mesmo investir em publicidade e propaganda. Nestes dois anos, este gasto cresceu 131% em relação a 2016. Naquele ano foram R$ 34 milhões; em 2017/2018, os gastos somaram 73 milhões. Que se ilumine a cidade e as mentes para os novos tempos.

Alessandro Guedes é vereador pelo PT

 

Mais informações:

Gabinete do Vereador Alessandro Guedes (PT)

Assessoria de Imprensa

Telefone: 3396-4875 – Ramal 4623

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!