PT entra com ação no Ministério Público para investigar relação de Doria com empresas associadas ao Grupo Lide  

0
1915

O líder da Bancada de Vereadores do PT de São Paulo, vereador Antonio Donato (PT-SP), protocolou nesta sexta-feira (29) uma representação no Ministério Público de São Paulo contra o prefeito João Doria. A ação é para investigar o aumento de empresas associadas ao Grupo Lide e as agendas do prefeito com estas empresas filiadas. 

A representação, que requer a instauração urgente de inquérito civil, pede a apuração de eventuais benefícios ilícitos de João Doria em favor de empresas ligadas ao Grupo Lide, empresa fundada pelo prefeito de São Paulo e hoje gerida por sua família.

A relação do prefeito João Doria com o empresariado tem sido objeto de preocupação constante dos fiscais da lei. Recentemente, o jornal a Folha de São Paulo publicou uma matéria  abordando o assunto, além de outros veículos, como o The Intercept e o New York Times, que publicaram artigos em relação aos eventuais conflitos de interesse entre o prefeito de São Paulo e os empresários. 

“Não se trata de denúncias infundadas, já que uma observação da agenda política do Prefeito de São Paulo revela o quanto este tem privilegiado a inciativa privada”, afirma o documento. Um levantamento feito pela assessoria técnica da Bancada de Vereadores do PT revela que, de janeiro a setembro deste ano, Doria realizou 330 reuniões com empresários, o que confirma a necessidade da abertura de investigação.

Para o vereador Antonio Donato, as denúncias são graves e afrontam a Lei de Improbidade Administrativa. “Se de fato o prefeito estiver se valendo de sua condição de agente político para turbinar seu grupo empresarial, a prática é absolutamente vedada pelo ordenamento jurídico pátrio e deve ser coibida imediatamente por ferirem princípios constitucionais como a moralidade, impessoalidade e legalidade, bem como afrontar a Lei de Improbidade Administrativa”. 

O prefeito João Doria já é alvo de representação no MP/SP por recebimento de doações de empresas à Prefeitura de São Paulo, cujo interesse público não é claro, prevalecendo mais o interesse pessoal do prefeito, como no caso da propaganda do “programa Cidade Linda” em jogo do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!