Arselino Tatto eleito 1° Secretário da Câmara de São Paulo

foto: acervo do mandato

Neste domingo, 1° de janeiro, após tomarem posse para a 17ª Legislatura, os vereadores paulistanos elegeram a Mesa Diretora que vai comandar os trabalhos no ano de 2017. Dentro da proporcionalidade das bancadas partidárias, o Partido dos Trabalhadores indicou o vereador Arselino Tatto para ocupar a 1ª Secretaria da Casa.
Tatto, que foi o líder do Governo na Câmara durante os quatro anos da gestão do prefeito Fernando Haddad, iniciou sua militância no movimento sindical e nas comunidades eclesiais de base da Igreja Católica. O parlamentar disputou pela primeira vez uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo em 1988 e desde então tem sido reconduzido pelos paulistanos para mandatos sucessivos.
Autor de leis importantes, como a que instituiu a meia-entrada para estudantes, participou da elaboração da Lei Orgânica do Município e tem uma vasta contribuição nas estruturas do parlamento municipal. Liderou a Bancada do PT entre os anos de 1990 a 1994 e, posteriormente, no ano de 2008 e atuou em diversas comissões, com destacada atuação na presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, uma das mais importantes da Casa (2001, 2011 e 2012).
Também presidiu a Câmara Municipal de São Paulo nos anos de 2003 e 2004, quando realizou uma significativa Reforma Administrativa que cortou gastos, extinguiu verbas indevidas e informatizou e modernizou o Legislativo.
Fonte: Liderança do PT