Vereadores tomam posse e elegem a nova Mesa Diretora da Câmara

posse-vererasNa tarde deste domingo, 1° de janeiro, foram empossados os 55 vereadores eleitos para a 17ª Legislatura da Câmara Municipal de São Paulo (2017-2020). Durante o evento também tomaram posse o prefeito e o vice eleitos.
Na sequência houve a eleição da Mesa Diretora e o vereador Arselino Tatto será o 1º Secretário do colegiado responsável pela condução dos trabalhos do Plenário. Os petistas construíram e apresentaram uma plataforma política, com a qual orientaram os diálogos com os demais partidos, bem como a indicação do vereador Tatto para a Mesa.
Clique aqui e conheça a resolução com a plataforma política da Bancada do PT para a eleição da Mesa Diretora da Câmara.
“Respeitamos as candidaturas aqui colocadas. Mantivemos a coerência que assegurou ao PT a presidência da Câmara nos últimos quatro anos, que é a lógica da proporcionalidade das Bancadas”, explicou o vereador Donato, Líder da Bancada do PT.
Apesar da candidatura do vereador Mário Covas Neto, presidente do diretório Municipal do PSDB, o Líder dos tucanos, vereador Aurélio Nomura, afirmou que a deliberação dos vereadores do PSDB foi a de apoiar a candidatura do vereador Milton Leite (DEM), na condição representante da a Bancada de sustentação do governo tucano.
A presidência da Câmara teve quatro candidaturas, com a seguinte votação: Milton Leite (DEM) – 50 votos; Mário Covas Neto (PSDB) – 1 voto; Sâmia Bonfim (Psol) – 2 votos; Janaína Lima (Novo) – 1 voto; e uma Abstenção.
Candidato único à 1º Vice-Presidente, o vereador Eduardo Tuma (PSDB) foi eleito para o cargo com 51 votos favoráveis, 1 voto contrário e 3 abstenções; a vereadora Edir Sales (PSD) elegeu-se 2° Vice-Presidenta, com 50 votos favoráveis, 1 voto contrário e 2 abstenções.
Já a 1ª Secretaria será ocupada pelo vereador Arselino Tatto (PT), que recebeu 46 votos na disputa com a vereadora Janaína Lima, esta com 2 votos, e duas abstenções; a 2ª Secretaria será ocupada pelo vereador Celso Jatene (PR), que recebeu 47 votos favoráveis e duas abstenções.
As suplências serão ocupadas pelos vereadores Gilberto Nascimento Jr. (Bloco Parlamentar PTN/PSC), que recebeu 46 votos favoráveis e 2 abstenções, e o vereador Ota (PSB), que recebeu 41 votos favoráveis e duas abstenções.
O Corregedor da Casa será o vereador Souza Santos (PRB), que recebeu 45 votos favoráveis e duas abstenções.
VEJA A COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA:
Presidente – Milton Leite (DEM)
1° Vice-Presidente – Eduardo Tuma (PSDB)
2° Vice-Presidenta – Edir Sales (PSD)
1° Secretário – Arselino Tatto (PT)
2° Secretário – Celso Jatene (PR)
1° Suplente – Gilberto Nascimento Jr. (Bloco Parlamentar PTN/PSC)
2° Suplente – Ota (PSB)
Corregedor – Souza Santos (PRB)