#BalançoDasComissões – Semana 04 a 08 de outubro

0
763

Acompanhe a atuação dos parlamentares da bancada do Partido dos Trabalhadores nas Comissões permanentes e extraordinárias da Câmara Municipal de São Paulo:

Semana 04 a 08 de outubro

➨ Comissões Permanentes

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

Na última reunião da CCJ, realizada na última quarta-feira (06/10), foi aprovado o parecer de legalidade ao Projeto de Lei 235/2021, de autoria do vereador Alfredinho (PT), que determina a obrigatoriedade da Prefeitura Municipal de São Paulo de se responsabilizar por reter e repassar o valor relativo ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) dos trabalhadores de organizações sociais conveniadas à administração municipal.

Os vereadores e vereadora da bancada do PT seguem lutando em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras na Câmara Municipal de São Paulo. Durante a reunião ordinária, o vereador Alessandro Guedes (PT) foi responsável pelo pedido de vistas a quatro projetos do Executivo (PLO 7/2021, PL 650/2021, PL 651/2021 e PL 652/2021) que versam sobre o funcionalismo público municipal, entre eles, o SampaPrev 2.

Comissão de Finanças e Orçamento 

O colegiado aprovou o parecer favorável ao substitutivo da CCJ ao PL 335/2019, de autoria do vereador Senival Moura (PT). A matéria prevê a instituição na cidade de São Paulo do mês Dezembro Verde, dedicado a ações de conscientização contra o abandono e maus tratos de animais domésticos. 

Além dos pareceres avaliados pelos membros, os parlamentares abordaram o calendário de discussão e de audiências referentes à Lei Orçamentária Anual, a LOA 2022, proposta pelo Executivo através do PL 669/2021, e ao PPA (Plano Plurianual).

Audiências Públicas

A LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2022, PL 669/2021, de autoria do Executivo, será tema de Audiência Pública no dia 20 de outubro, às 10 horas. 

Se inscreva AQUI.

Encaminhe observações por escrito AQUI

O PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio 2022-2025 será abordado durante uma Audiência Pública programada para o dia 21 de outubro, quinta-feira, às 10 horas. 

Se inscreva para o debate AQUI.

Encaminhe considerações e sugestões por escrito AQUI.

Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

Durante a reunião ordinária do colegiado na última quarta-feira, 06/10, foram aprovados três requerimentos. Além do encontro, os parlamentares avaliaram 22 Projetos de Lei em uma Audiência Pública que contou com a presença de especialistas, representantes do setor público e sociedade.

Confira na íntegra:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=9tuYtRR9NcA[/embedyt]

Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica

Na última reunião ordinária do colegiado, presidida pelo vereador petista Senival Moura, os membros do colegiado aprovaram o parecer de um Projeto de Lei presente na pauta.

Os parlamentares também abordaram o PL 427/2021, que será proposto pelos integrantes da comissão, e versará sobre a permissão de publicidade nos veículos de transporte de passageiros ou carga que especifica, no âmbito do município de São Paulo.

Comissão de Saúde, Promoção Social e Mulher

A Comissão de Saúde promoveu uma Audiência Pública sobre 12 Projetos de Lei de autoria de diversos vereadores e vereadoras, entre eles, o PL 438/2017, de autoria do vereador Jair Tatto (PT), que propõe a realização de Seminário antidrogas no início do ano letivo nas escolas de São Paulo.

Comissão de Educação, Cultura e Esportes

Três itens foram aprovados durante a reunião ordinária do colegiado, um Projeto de Lei e dois requerimentos. Confira a pauta completa.

Audiência Pública

A Comissão de Educação realizou uma Audiência Pública sobre 17 projetos em tramitação na Casa Legislativa, entre eles:

  •  PL 194/2018, de autoria do vereador Jair Tatto (PT), que institui o “Boletim Escolar Eletrônico” nas escolas da rede municipal de ensino. Segundo o autor, a publicação do boletim escolar na internet, assim como a frequência dos alunos, facilitará o acompanhamento dos pais de alunos, facilitando a consulta de notas e presenças.
  • PL 418/2018, dos vereadores Antonio Donato (PT), Jair Tatto (PT) e coautor. A propositura institui no âmbito do sistema de ensino do município de São Paulo, o Programa Educação Democrática e Emancipatória

Comissão de Administração Pública

Na última reunião ordinária do colegiado, realizada na quarta-feira, 06/10, os membros aprovaram pareceres de 7 Projetos de Lei de diversos autores. Confira a pauta na íntegra AQUI.

➨ Comissões Extraordinárias

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania

Os membros aprovaram o encaminhamento dos relatórios sobre as visitas feitas pela Comissão de Direitos Humanos a alguns equipamentos de assistência social do município.

O colegiado também aprovou um requerimento que solicita a realização de Audiência Pública para discutir a visibilidade das pessoas intersexo.

Além dos principais temas abordados, foi realizada uma convocação de uma reunião extraordinária em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, para o dia 25/10, às 14 horas, com tema: “Alimentação é um direito: por um sistema alimentar sustentável para a cidade de São Paulo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!