#BalançoDasComissões – Semana 10 a 14 de maio

0
744

Acompanhe a atuação dos vereadores da bancada do Partido dos Trabalhadores nas comissões permanentes e extraordinárias da Câmara Municipal de São Paulo:

Semana 10 a 14 de maio

➨ Comissões Permanentes

Comissão de Finanças e Orçamento

Durante a reunião da comissão, os membros deliberaram sobre os itens presentes na pauta, entre eles, dois requerimentos. 

Confira a pauta na íntegra AQUI.

Audiência Pública

A audiência pública sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), proposta pelo Executivo através do PL (Projeto de Lei) 236/2021, aconteceu na última quinta-feira (13/05).

Com a presença do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Jair Tatto, e do líder da bancada do Partido dos Trabalhadores, Eduardo Suplicy, o debate contou com explicações detalhadas feitas pelo subsecretário de Orçamento e Planejamento Municipal,  Fabiano Martins de Oliveira, que apontou a possibilidade de revisão das metas e dos resultados primário e nominal para o ano de 2021. Destacou-se que a LDO aprovada para este ano não levou em consideração a extensão do cenário pandêmico, impactando diretamente a arrecadação do município.

Confira o debate virtual na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=dIWnHplBwt0

Comitê Emergencial da Crise do Emprego e da Renda

A terceira reunião do Comitê Emergencial da Crise do Emprego e da Renda aconteceu na quarta-feira (12/05). O grupo foi criado através de uma iniciativa do vereador Jair Tatto (PT), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, e busca intensificar  com trabalhadores, empresários, entidades representativas e conselhos, possibilitando a elaboração de medidas emergenciais para combater os efeitos econômicos e sociais causados pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Os membros do comitê receberam os seguintes especialistas: Supervisor técnico do escritório regional de São Paulo do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Victor G. Pagani; subsecretária estadual de Empreendedorismo da Micro e Pequena Empresa, Bruna Helena Barros e Armando de Almeida Pinto Júnior, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Assista o debate na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=aD0FOfyeXvM

Comissão de Saúde, Promoção Social e Mulher

Na reunião ordinária da comissão, a vereadora Juliana Cardoso (PT) e o vereador Alfredinho (PT) ressaltaram a importância de dar continuidade aos requerimentos de audiências sobre a saúde municipal e segurança alimentar. 

Em pauta, a vereadora se posicionou sobre o PL (Projeto de Lei) 813/2019, que trata sobre a inclusão da “Semana Escolhi Esperar”, pois há divergência de interpretação na propositura. Vale ressaltar que a matéria  foi retirada da discussão no plenário durante a semana.

  • Confira a pauta na íntegra AQUI.

Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

Os membros da comissão apreciaram proposituras de diversos autores, entre os pareceres aprovados estão os PLs 77/2019 e 124/2020, ambos de autoria do vereador Jair Tatto (PT). O primeiro cria o Dia do Desapego Consciente, e visa captar doações de materiais reutilizáveis, promovendo a correta destinação final e o segundo trata sobre o “Programa Sampa Verde”, focado no combate à dengue na cidade.

Confira a pauta na íntegra AQUI.

Comissão de Educação, Cultura e Esportes

A reunião ordinária da Comissão de Educação deliberou sobre os 6 itens presentes na pauta, entre eles, 5 requerimentos de diversos vereadores.

Confira a pauta na íntegra AQUI.

Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica

A reunião ordinária do colegiado aconteceu na última quarta-feira (12/05) e foi conduzida pelo presidente vereador Senival Moura (PT). O encontro abordou três proposituras de diversos parlamentares.

Confira a pauta na íntegra AQUI.

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

Na reunião da CCJ, o vereador Alessandro Guedes (PT) foi relator, concedendo o parecer de legalidade aprovado ao PL (Projeto de Lei) 171/2021, proposto por diversos autores.

Ainda no colegiado, o vereador Antonio Donato (PT) propôs a Frente Parlamentar em apoio à indicação do contingente Henry Reeve ao Prêmio Nobel da Paz de 2021.

Confira a pauta na íntegra AQUI.

➨ Comissões Extraordinárias

Comissão do Idoso e da Assistência Social

O colegiado realizou uma audiência pública para cobrar esclarecimentos sobre a retirada da gratuidade do transporte público municipal para idosos de 60 a 64 anos. Mesmo com a presença de diversos munícipes e representantes de entidades, Levi dos Santos Oliveira, o secretário municipal de Mobilidade e Transportes não compareceu. 

A comissão propôs que o secretário seja novamente convidado para prestar esclarecimentos na próxima reunião. O requerimento que possibilitou a convocação da audiência foi apresentado pelo vereador Alfredinho (PT).

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania

Os membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania debateram a questão da violência policial e a violação dos direitos humanos na Cracolândia, região central da capital. O coletivo “Craco Resiste” participou de maneira virtual da reunião e apresentou um vídeo que denunciou tais ações. 

Solidário à situação, Eduardo Suplicy, vice-presidente da comissão, destacou a importância de políticas socioeconômicas para auxiliar as pessoas da região, frisando que habitação, educação, saúde, e principalmente renda básica são essenciais para reverter a situação. 

Requerimento

O colegiado aprovou um requerimento de autoria do vice-presidente, que questiona a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social sobre medidas tomadas após denúncias encaminhadas em 2019, através do relatório final apresentado pela comissão.

Confira a pauta na íntegra AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!