#BalançoDasComissões – Semana 13 a 17 de setembro

0
712

Acompanhe a atuação dos parlamentares da bancada do Partido dos Trabalhadores nas Comissões permanentes e extraordinárias da Câmara Municipal de São Paulo:

Semana 13 a 17 de setembro

➨ Comissões Permanentes

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

A Comissão aprovou três requerimentos de autoria do vereador Alessandro Guedes (PT). Confira:

Requerimento 1 – Versa sobre a Operação Urbana Consorciada Água Espraiada, solicitando o cadastro das famílias da Avenida Muzambinho que ainda não foram contempladas com as habitações previstas e solicitando outras informações acerca da operação. 

Requerimento 2 –  Sobre a Feira da rua Bento Vieira de Castro, localizada em Itaquera, pedindo cópias dos contratos firmados entre a Prefeitura e a empresa Corpus, que detém a concessão do serviço de limpeza na reunião. No documento, o vereador petista solicita mais informações sobre o tema.

Requerimento 3 – Solicita informações da Subprefeitura de São Miguel Paulista sobre as obras previstas focadas no combate às enchentes na região do Córrego Lajeado, entre outros dados.

Comissão de Finanças e Orçamento 

Os membros do colegiado avaliaram os itens presentes na pauta e, entre eles, um requerimento foi aprovado. O documento foi encaminhado por três parlamentares, dois deles da bancada do PT, o vereador Jair Tatto e a vereadora Juliana Cardoso.

O documento solicita diversas informações à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania sobre o chamamento para terceirização dos CRMs (Centros de Referência da Mulher). A questão foi tema de uma Audiência Pública realizada pela Comissão no dia 14 de setembro.

Audiência Pública

O colegiado abordou a terceirização da gestão dos CRMs (Centros de Referência da Mulher) durante uma Audiência Pública realizada na terça-feira, 14/09. A proposta do Executivo foi anunciada através de chamamento público publicado no dia 27 de julho.

O vereador Jair Tatto (PT), presidente da Comissão, esteve presente no debate e ressaltou a importância de ampliar o atendimento às mulheres na cidade de São Paulo. 

A vereadora Juliana Cardoso (PT) também fez questão de se posicionar sobre o tópico e manifestou sua apreensão com a possível terceirização, questionando o real motivo da mudança. 

Confira o debate na íntegra: 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=egpY4SyzCFE[/embedyt]

Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

Durante a reunião ordinária do colegiado, os membros avaliaram 4 Projetos de Lei de diversos autores e 2 dois requerimentos.

Confira a pauta na íntegra AQUI.

Audiência Pública

O colegiado promoveu uma Audiência Pública na quarta-feira, 15/09, para debater o Projeto de Lei 723/2015, de autoria do Executivo. O PL versa sobre a implantação da Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí.

Assista ao debate:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=BiumjowkmOY[/embedyt]

Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica

A reunião ordinária do colegiado aconteceu na última quarta-feira, 15/09, e foi presidida pelo vereador Senival Moura (PT). Os membros da Comissão apreciaram os quatro itens presentes na pauta.

Comissão de Saúde, Promoção Social e Mulher

Audiências Públicas

A Comissão realizou uma Audiência Pública na segunda-feira, 13/09, com o tema: “Quem Cuida de Quem Cuida? Saúde Mental dos Profissionais da Saúde e Assistência”. O objeto em pauta está alinhado com o mês de prevenção ao suicídio, nomeado “Setembro Amarelo”.

O encontro contou com a presença da vice-presidenta do colegiado, a vereadora Juliana Cardoso (PT), que ressaltou a relevância do tema e apontou a necessidade do fortalecimento de políticas públicas voltadas à saúde mental.

Confira o debate:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=_hpcijjGo_M[/embedyt]

Na manhã de sexta-feira, 17 de setembro, o colegiado promoveu mais uma Audiência Pública. O segundo debate abordou a vacinação contra a Covid-19 para grávidas e puérperas, avaliando a vacinação cruzada.

A solicitação foi encaminhada através de um requerimento apresentado pela vereadora petista Juliana Cardoso à Comissão.

Comissão de Educação, Cultura e Esportes

Os membros do colegiado aprovaram o parecer favorável do Projeto de Lei 164/2021, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de São Paulo a “Semana Marielle Franco de Luta pela igualdade de Gênero, contra o Feminicídio e o genocídio da mulher negra,” a ser comemorada entre os dias 8 e 14 de março. O PL é assinado pela vereadora Juliana Cardoso (PT) e coautora. A relatoria foi feita pelo vereador Eduardo Suplicy (PT).

Durante a reunião ordinária, a Comissão contou com a presença virtual dos integrantes do Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora, voltado para o debate de políticas públicas em Educação Integral, formação de agentes, troca de experiências, sistematização de práticas e desenvolvimento de pesquisas sobre o tema e monitoramento das metas de Educação Integral do Plano Nacional e Municipal de Educação.

Comissão de Administração Pública

O colegiado aprovou pareceres de 17 projetos, entre eles, 14 Projetos de Lei, dois Projeto de Resolução e um Projeto de Emenda à Lei Orgânica.

Confira algumas proposituras de parlamentares do PT que receberam o aval da CCJ:

PL 764/2019 – De autoria do vereador Arselino Tatto (PT) – Institui o Programa Menstruação Livre de Preconceitos

PL 330/2020 – De autoria do vereador Arselino Tatto (PT) – Dispõe sobre o acesso à internet Banda Larga por professores e alunos da Rede Municipal de Educação

PL 163/2021 – De autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT) – Cria o Dossiê das Mulheres no âmbito do Município de São Paulo e dá outras providências.

PL 603/2020 – Coautoria: Vereador Eduardo Suplicy (PT) – Organiza a Política Municipal de atendimento ao cidadão e à cidadã no município de São Paulo.

➨ Comissões Extraordinárias 

Comissão de Segurança Urbana

A reunião da Comissão de Segurança Urbana contou com a participação da Secretária de Segurança Urbana, Elza Paulino de Souza, que foi convidada pelo vereador Antonio Donato (PT) para prestar esclarecimentos sobre a aquisição de 10 fuzis e 25 carabinas para a GCM, totalizando o valor de R$ 400 mil.

Confira:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=litB3r0VnEk[/embedyt]

Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia

O colegiado recebeu na terça-feira, 14/09, o CEO e cofundador da plataforma colaborativa Boomerangoo, Wilson Canova, para fazer uma exposição sobre o projeto HUB de Inovação Aberta que será lançado no mês de novembro no município.

Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude

O colegiado tratou sobre a alienação parental e voto quadrático na reunião realizada na última quinta-feira, 16/09. O encontro virtual contou com a presença de especialistas nas temáticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!