#BalançoDasComissões – Semana 24 a 28 de maio

0
720

Acompanhe a atuação dos vereadores da bancada do Partido dos Trabalhadores nas comissões permanentes e extraordinárias da Câmara Municipal de São Paulo:

Semana 24 a 28 de maio

➨ Comissões Permanentes

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

Durante a reunião ordinária da CCJ, os membros aprovaram 15 pareceres de legalidade a diversas proposituras, dois de ilegalidade e dois requerimentos. 

  • Confira a pauta na íntegra AQUI.

Comissão de Finanças e Orçamento

Os membros do colegiado aprovaram dois requerimentos de autoria do vereador Jair Tatto referentes aos trabalhos conduzidos pelo Comitê Emergencial da Crise do Emprego e da Renda. O primeiro documento autoriza a Secretaria Municipal da Fazenda a abrir crédito adicional de R$ 33,6 milhões para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, com o propósito de ampliar o número de vagas disponíveis no Programa Bolsa Trabalho e no Programa Operação Trabalho, por meio de recursos provenientes do superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior.

O segundo requerimento busca que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, crie o projeto Programa Operação Trabalho para rastreadores de contatos, com o objetivo de identificar, monitorar e isolar as pessoas que tiveram contato com contaminados.

Confira os requerimentos na íntegra AQUI e AQUI.

Comissão de Administração Pública

O colegiado recebeu apreciou pareceres de 21 PLs (Projetos de Lei), dois PRs (Projetos de Resolução) e três requerimentos.

Entre as matérias aprovadas, constam:

  • PL 619/2019, de autoria do vereador Arselino Tatto (PT), que institui o Programa Mãe Trabalhadora no município de São Paulo. 
  • PL 772/2019, de autoria do vereador Jair Tatto (PT), que torna pública as listas de espera dos inscritos nos programas habitacionais da cidade.
  • PR 14/2020, de autoria dos vereadores da bancada do PT e diversos autores, que cria a Frente Parlamentar em Defesa da Periferia. 

Confira a pauta na íntegra AQUI

Comissão de Saúde, Promoção Social e Mulher

A vereador Juliana Cardoso (PT), vice-presidenta da comissão, e o vereador Alfredinho, membro do colegiado, participaram da primeira Audiência Pública virtual sobre o PL (Projeto de Lei) 813/2019, que versa sobre inclusão no calendário oficial do município da “Semana Escolhi Esperar”. 

Durante o debate, diversos especialistas mencionaram a ineficácia da proposta apontada no título da matéria, destacando que não busca estimular a prevenção da gravidez precoce, apenas incita a abstinência sexual.

Na quinta-feira, os membros da comissão participaram de uma segunda Audiência Pública virtual, para a apresentação do Relatório Detalhado da Execução Orçamentária e Financeira referente ao 1º Quadrimestre de 2021, da Secretaria Municipal da Saúde.

Além das duas audiências, a Comissão também realizou um debate em parceria com participou de um debate com a Comissão de Educação, Cultura e Esportes para tratar sobre a retomada das atividades do Circo Escola São Remo.

Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

Os membros da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente divulgaram a agenda prevista para a discussão do PL 397/2018, de autoria do Executivo, que versa sobre Operação Urbana Água Branca. Confira a programação:

 – Audiência Pública – Dia 31 de maio de 2021 às 17 horas
 – Reunião com Conselho Gestor da Operação Urbana Água Branca – Dia 02 de junho às 10 horas
 – Reunião com a presença do Secretário de Urbanismo e Licenciamento, César Azevedo – Dia 02 de junho às 15 horas – Local: Plenário Primeiro de Maio

Além do calendário divulgado, o PL 104/2018, de autoria do vereador Jair Tatto (PT), foi aprovado. A iniciativa trata sobre a obrigatoriedade de remoção de cabos e fiação aérea excedentes e sem uso, instalados por prestadoras de serviços que operem no município.

O colegiado também aprovou o requerimento apresentado pelo vereador Antonio Donato (PT), que propõe uma Audiência Pública com representantes da CET, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMT) e dos Empreendimentos – ARCONTE DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIOS LTDA; LILLE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIOS LTDA e EZTEC – para tratar sobre os Polos Geradores de Tráfego a serem implantados na região, suas contrapartidas e medidas compensatórias visando à minimização do impacto no sistema viário do Município de São Paulo.

  • Confira a pauta completa AQUI.

Comissão de Educação, Cultura e Esportes

Durante a reunião ordinária, os membros da comissão apreciaram seis itens presentes na pauta, entre eles, dois requerimentos. 

  • Confira a pauta na íntegra AQUI.

O colegiado também participou de uma audiência pública conjunta com a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher, para debater a retomada das atividades do Circo Escola São Remo.

Mediando o debate, o vereador Eduardo Suplicy destacou que o Circo Escola São Remo é fundamental para as pessoas mais carentes, já que está localizado próximo ao Rio Pequeno, região no Butantã, que concentra munícipes em situação de extrema vulnerabilidade social.

Confira o debate na íntegra:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=CYNUOmu7UBo[/embedyt]

Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica

A reunião foi conduzida pelo presidente vereador Senival Moura (PT) na última quarta-feira, 26/05. O colegiado deliberou sobre cinco projetos, de diversos autores, indicados na pauta previamente.

  • Confira a pauta na íntegra AQUI.

➨ Comissões Extraordinárias

Comissão do Idoso e de Assistência Social

A Comissão Extraordinária do Idoso e de Assistência Social continuou o debate sobre a gratuidade do transporte público para os idosos entre 60 e 64 anos, benefício retirado em dezembro.

Os membros da comissão receberam três representantes da SPTrans: Donizete Santana Costa, diretor de Gestão da Receita e Remuneração, George Willian Gidali, gerente de Estudos Econômicos, e Luciano José da Silva, superintendente jurídico.

O vereador Alfredinho (PT), membro da comissão, pontuou que a gratuidade para a faixa etária excluída se trata de um investimento social para a cidade de São Paulo.

A comissão buscará, através de um Projeto de Lei, retomar a gratuidade até o fim deste ano, mas trabalhará para, a partir do ano que vem, tornar a gratuidade um benefício permanente, como já é previsto no orçamento do município.

  • Confira o debate na íntegra:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=vzQ0UHZIIo8[/embedyt]

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania promoveu nesta última quinta-feira, 27/05, uma Audiência Pública para abordar o acesso e gestão dos serviços da Assistência Social que atendem e acolhem a população em situação de rua. 

A mesa-redonda virtual contou com a presença do líder da Bancada do PT, o vereador Eduardo Suplicy, vice-presidente do colegiado; Berenice Maria Gianella, da SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social); Murilo Gaulês, do Coletivo TRANSgressoras, Marcos Muniz, do Conselho Municipal de Assistência Social; Fernanda Balera, promotora da Defensoria Pública, entre outros representantes.

Durante a audiência, Suplicy ressaltou que a baixa oferta de vagas em centros de acolhida é um dos grandes problemas. O parlamentar ainda compartilhou que recebe diversas denúncias através de seu mandato que abordam problemas nos centros.

  • Confira o debate na íntegra:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=zi9HCnkPbps[/embedyt]

Comissão de Relações Internacionais

Durante a reunião do colegiado, foram dados informes sobre o desenvolvimento da vacina Soberana 02, de origem Cubana, e atualizações sobre os diálogos para sua obtenção através da prefeitura de São Paulo.

A reunião contou com a presença do Cônsul de Cuba, o Sr. Raul González Garcés, que teve a oportunidade de compartilhar brevemente com os parlamentares a situação de Cuba no combate ao novo coronavírus (COVID-19).

Os imunizantes cubanos, Soberana 02 e Abdala, seguem para a fase final de testagem e, após a aprovação da ANVISA, prevista para o segundo semestre de 2021, devem se tornar parte do combate à pandemia em Cuba.

O Cônsul confirmou que Cuba está aberta para negociações e que a Secretaria de Relações Internacionais do município já está dialogando diretamente sobre o tema.

Comissão de Segurança Pública

O colegiado recebeu representantes da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e da Guarda Civil Ambiental para discussão sobre descarte de caçambas. Durante o debate, o vereador Antonio Donato, membro da comissão, participou  ativamente da mesa-redonda virtual, questionando os convidados sobre o descarte irregular de entulhos na cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!