Bancada do PT protocola projeto sobre prevenção e enfrentamento à violência nas escolas de São Paulo

0
1287
Reprodução: Bárbara Muniz Vieira/G1

Nesta terça-feira, 25/04, a bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara de São Paulo apresentou o Projeto de Lei 208/2023 que cria o Programa de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas paulistanas.

Através da propositura, a bancada busca promover o cuidado integral da comunidade escolar e da população em todo o município, principalmente nas regiões periféricas de São Paulo.

Compreendendo que a escola pública não é um equipamento apartado do território em que está localizado e menos ainda da população em seu entorno, estão todos interligados e em sintonia social.

O projeto prevê a instituição do conselho municipal amplo e popular de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas paulistanas, que será responsável por levantar dados, mapear territórios, acompanhar, avaliar, formular e propor ações ao poder público. As informações serão ferramentas para subsidiar estratégias que proporcionem a integração de políticas de assistência social, cultura, educação, esportes, saúde e segurança pública nos territórios e proteção da população prioritariamente nas periferias da cidade.

Outra medida importante trata sobre a segurança escolar e comunitária que garante um ambiente isento de ameaças para estudantes, professores e toda a comunidade escolar, sustentado por um conjunto de medidas adotadas pelo Poder Público, mirando a construção da paz e da ordem social no interior e nas imediações das unidades escolares.

Através de um núcleo psicossocial escolar com equipes multiprofissionais, o documento destaca a importância de fortalecer o atendimento por assistentes sociais, psicólogos e psicopedagogos aos estudantes, famílias e profissionais em educação da rede de escolas municipais que necessitarem.

A conscientização é parte importante do Programa e campanhas publicitárias institucionais devem fortalecer as ações em inserções na televisão rádio e mídias sociais.

A bancada do PT defende que a solução para problemas coletivos surja do debate e da construção democrática no coletivo, preservando especificidades, características e culturas locais.

Confira o projeto na íntegra AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!