Bancadas de oposição organizam luta contra privatização da Sabesp na cidade de São Paulo

Whatsapp Image 2024 04 02 At 6.22.03 Pm

As bancadas do PSOL e do PT na Câmara Municipal se reuniram hoje (2/4) com o pré-candidato a prefeito Guilherme Boulos para debater o projeto de lei do prefeito Ricardo Nunes acerca da privatização da Sabesp.

Durante o encontro, os parlamentares definiram que irão obstruir a pauta da votação do tema por considerarem que a privatização da Sabesp é muito ruim para os interesses da cidade de São Paulo. Um bem vital como a água não pode ser entregue à iniciativa privada.

A população da cidade convive cotidianamente com os problemas das privatizações, como no caso da energia elétrica. O descaso da ENEL e o péssimo serviço prestado deixam cotidianamente milhões de cidadãos paulistanos literalmente no escuro.

Além da obstrução, as bancadas aprovaram reivindicar um plebiscito oficial para que a população seja ouvida sobre o tema, já que será afetada diretamente pela privatização.

Os partidos também defendem que o rito de tramitação siga a sua normalidade, sem a utilização do congresso de comissões e outras manobras. Dessa forma, exigem que todas as comissões realizem audiências públicas e um processo democrático de discussões.

Por fim, não descartam eventualmente adotar medidas judiciais caso a tramitação do projeto de lei não siga o rito correto e a população não participe do processo legislativo.

São Paulo, 02 de abril de 2024

Guilherme Boulos
Bancada do Partido dos Trabalhadores e Bancada do PSOL da Câmara Municipal de São Paulo