CPI da poluição petroquímica encerra fase de instrução

O relatório final será votado no dia 24 deste mês

A reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Poluição Petroquímica desta quinta-feira (10/08) marcou o encerramento da fase de instrução. A partir de agora, como previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo, o colegiado terá 15 dias para apresentar e votar o relatório final.

A apreciação do relatório será feita em 24 de agosto. Instalada em maio do ano passado, a Comissão teve a missão de apurar possíveis danos ambientais e à saúde da população de bairros da zona leste (região de São Mateus) localizados próximos ao Polo Petroquímico de Capuava (ABC Paulista).

“Agradeço a todos os profissionais, vereadores e lideranças envolvidos nessa investigação. Foi um ano de intensos trabalhos da nossa Comissão, mas tivemos avanços importantes. Pela primeira vez na história de São Paulo um inquérito epidemiológico – solicitado por esta Casa – fez um estudo referente à saúde do povo daquela região (no entorno do Polo)”, apontou Alessandro Guedes, autor e presidente da CPI.

Para o parlamentar, apesar dos trabalhos da Comissão finalizarem neste mês, “é fundamental que o Polo Petroquímico continue sendo monitorado. Além disso, a Prefeitura de São Paulo precisa seguir novos protocolos para monitorar a saúde do povo da região de forma contínua, a fim de que consigamos identificar em médio prazo o que de fato pode ocorrer além do que foi investigado”, destacou o vereador.

O relatório final da CPI da Poluição Petroquímica será disponibilizado a todos os vereadores do Legislativo num período de até dois dias para ser analisado, e após esse prazo, o colegiado retorna em 15 dias concluindo e proporcionando um resultado ao município de São Paulo.

Além dos parlamentares Alessandro Guedes (PT) e Marcelo Messias (MDB), compõem a CPI os vereadores Professor Toninho Vespoli (PSOL) (vice-presidente) e Xexéu Tripoli (PSDB), além da vereadora Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO).

Texto elaborado pela assessoria do vereador Alessandro Guedes