Apresentação
Torna-se cada vez mais difícil separar a comunicação do processo político geral. As redes sociais passaram a ser o principal espaço de articulação e organização política, e tiveram papel central na produção de sentido sobre os fatos da campanha eleitoral. Esta mudança fez crescer o volume e o impacto das notícias falsas e ampliou os processos de desinformação.
A disputa de narrativas feita pela direita partiu da repetição à exaustão de mentiras com o objetivo de provocar os sentimentos de ódio e repulsa à esquerda. Assim, o desafio imediato de fazer oposição aos governos de Jair Bolsonaro, João Doria e Bruno Covas se junta ao desafio de reorganizar as estruturas de comunicação da esquerda para responder ao desafio na complexidade que ele exige.
Neste sentido, o curso Comunicação e Política, oferecido pela Liderança do PT na Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, tem como objetivo geral apoiar esta reorganização apontada acima. Além disso, é resultado do diálogo entre a Liderança e os mandatos do PT na Câmara, no sentido de fortalecer e qualificar a comunicação dos parlamentares petistas e na construção de uma atuação em rede para potencializar as informações e produção de conteúdo.
Informações sobre o curso
Presencial e à distância
12 aulas (EAD): 72 horas (Material: vídeos, textos e atividades).
Aula inaugural presencial: 3 horas
Oficinas presenciais: 3 oficinas (3 horas cada, nos meses de agosto, setembro e outubro de 2019).
Total de 84 horas de curso
Duração do curso: 3 meses (a partir da liberação do curso na plataforma)
Avaliação e Certificação
A certificação será concedida com base no processo de avaliação, feito a cada aula, somado à presença no curso, conforme os seguintes critérios:
– Presença na aula inaugural;
– Realização de, no mínimo, 9 das 12 aulas, sendo:
• As 2 aulas de Introdução;
• 3 das 4 aulas da Parte Analítica; e
• 4 das 6 aulas da Parte Aplicada.
• Nota mínima geral igual a 6 (seis).
Programação Completa
Aula Inaugural
Realizada no dia 7 de agosto de 2019 as 18h, com o Prof. Sergio Amadeu, da Universidade Federal do ABC.
Oficinas Presenciais
Oficina 1 – Uma ideia na cabeça e um celular na mão: gestão de mídias sociais.
Dia 23 de agosto, às 18h30 Sala Sérgio Vieira de Melo 1º Subsolo na Câmara Municipal de São Paulo
Objetivo: Trocar experiências acerca de ferramentas e aplicativos gratuitos ou de baixo custo, além da discussão sobre técnicas que auxiliem na produção de conteúdos com maior potencial de engajamento no público-alvo que se pretende atingir.
Convidada: Mariana Janeiro, especialista em Filosofia e Semiótica Militante negra, feminista e materna, com conhecimentos em Teoria da Comunicação, Filosofia, História, Sociologia, redação e comunicação na web. Fundadora da Rede Valentes (2018), dirigente partidária no PT de Jundiaí e, atualmente, com 27 anos, comandou a comunicação de sua própria campanha eleitoral em 2018 obtendo um resultado três vezes maior do que o esperado. É Especialista em Comunicação, Filosofia e Semiótica e graduanda em Relações Internacionais.
Oficina 2 – Lapidando informações: como transformar material bruto em conteúdo para as redes
Dia 30 de setembro, às 18h30 no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo.
Objetivo: Discutir formas de publicação e divulgação de conteúdos acerca dos trabalhos do poder Legislativo, aliando a necessidade de dar publicidade ao trabalho dos parlamentares com a demanda social por informação qualificada, ágil e de fácil compreensão.
Convidado: Rogério Tomaz, assessoria da Liderança do PT na Câmara dos Deputados
Oficina 3 – Guerrilha virtual: novas tendências na rede reprodução de conteúdo coordenada
A oficina 3 não será realizada no dia 11 de outubro como inicialmente previsto. Publicaremos nova data assim que possível.
Objetivo: Apresentar estudos e análises sobre novidades que tendem a se popularizar nas redes, focando em suas possibilidades de utilização nas eleições de 2020; realização de oficina prática de produção de conteúdo e utilização de ferramentas online.
Convidado: Otávio Antunes, coordenador do núcleo de comunicação da Fundação Perseu Abramo
Plataforma online
Introdução
Aula 1: O novo cenário político e o lugar da comunicação – Joaquim Soriano
Avaliação da conjuntura política pós-eleições 2018. Como o PT irá se organizar para o novo cenário. A mudança no lugar da comunicação em relação à política.
Aula 2: Comunicação e democracia – Luís Felipe Miguel
A centralidade da comunicação para a democracia – visões a partir da comunicação e da ciência política. A importância do pluralismo e da diversidade. As disputas sobre o sentido de liberdade de expressão. Os impactos do desenvolvimento recente das redes sociais para a democracia.
Parte analítica
Aula 3: Os valores da direita e suas estratégias de mobilização em rede – Esther Solano
Em torno de quais valores e sentimentos a direita tem mobilizado. A manipulação dos sentimentos antissistema e anticorrupção. A construção do antipetismo. O conservadorismo ideológico e comportamental como estratégia de aglutinação.
Aula 4: Os valores da esquerda e os desafios de mobilização em rede – Gleisi Hoffmann, Paulo Pimenta e Otávio Antunes
A luta por igualdade e liberdade no ambiente digital. A defesa dos direitos humanos. A reação do PT a acusações levianas e falsas. A defesa do legado dos governos Lula e Dilma.
Aula 5: A centralidade das questões de gênero, raça e orientação sexual no debate digital – Natália Neris
Como as disputas feministas, antirracistas e antihomofóbicas têm sido manipuladas pela direita para mobilizar o medo e a reação à esquerda. O peso do conservadorismo religioso. Dados e conceitos essenciais das lutas em torno de gênero, raça e orientação sexual.
Aula 6: A governança das plataformas digitais e a disputa sobre suas regras de funcionamento – Bia Barbosa e Jonas Valente
As polêmicas em torno das regras e termos de uso das mídias digitais. Os desafios para a democracia de plataformas em que não há escrutínio público e rastreabilidade de autoria. O possível papel do TSE e o debate internacional sobre regulação das plataformas.
Parte aplicada
Aula 7: Facebook, Twitter e Instagram – melhores práticas e integração com estratégia nacional – Leo Casalinho
Como pensar a produção e a distribuição de conteúdo no Facebook e no Twitter. Análise de práticas bem-sucedidas na esquerda e na direita. Operação de páginas e relação com os influenciadores. Como contornar ou se beneficiar da lógica dos algoritmos. Qual a estratégia nacional em relação a essas plataformas e como os DEs e DMs podem se integrar.
Aula 8: O Whatsapp e outros mensageiros – melhores práticas e integração com estratégia nacional – Diego Dorgam
Como pensar a produção e a distribuição de conteúdo no Whatsapp e em outras ferramentas de distribuição de mensagens. Análise de práticas bem-sucedidas na esquerda e na direita. Operação de grupos, listas de distribuição e disparo centralizado para filiados. Qual a estratégia nacional em relação a essas plataformas e como os Diretórios Estaduais e Municipais podem se integrar.
Aula 9: O YouTube – melhores práticas e integração com estratégia nacional – Hilário Júnior
Como pensar a produção e a divulgação de conteúdo no YouTube e em outras ferramentas de vídeos. Análise de práticas bem-sucedidas na esquerda e na direita. Operação de canais e relação com os influenciadores. Qual a estratégia nacional em relação a essas plataformas e como os Diretórios Estaduais e Municipais podem se integrar.
Aula 10: Monitoramento, análise de redes e algoritmos – Pedro Barciela
Como operar as ferramentas de monitoramento e de difusão para definir estratégias mais eficazes. O que podemos saber sobre nossas ações e dos nossos adversários. Processos de automação para ajudar nas táticas digitais.
Aula 11: O papel dos veículos tradicionais e a relação com a imprensa – Laurindo Leal Filho
O papel da grande imprensa offline e online. Como a grande imprensa deu as bases para o antipetismo. Como ela perdeu relevância e impacto frente aos meios tradicionais. Estratégias para se relacionar com a imprensa tradicional neste contexto.
Aula 12: Desafios para a comunicação de esquerda – Rosemary Segurado e Francisco Fonseca
A sociedade brasileira vem passando por alterações em sua estrutura: desindustrialização (e consequente reprimarização) e financeirização, em uma nova sociedade de serviços; desnacionalização acelerada; ataques a direitos sociais e uberização; aumento da desigualdade social. São mudanças que afetam, direta e indiretamente, os indivíduos, os grupos, as classes e, consequentemente, a sociabilidade, as formas organizativas, o “tecido social”. A comunicação política necessita ser repensada dadas as novas formas de fazer política, como as pessoas se informam e se mobilizam. Para isso é primordial para as forças democráticas e de esquerda em nosso país avaliar esse quadro de transformações, compreender o que está ocorrendo e desenvolver novas ferramentas e metodologias de trabalho político e social, em especial verificando as organizações que recentemente vem conseguindo bons resultados de mobilização.
Inscrições encerradas
O Curso é GRATUITO e aberto e não é necessário ter ensino superior completo ou ser filiado ao PT, basta ser militante de movimentos sociais ou sindicais.
Qualquer dúvida entre em contato com o tutor da turma.
Rogério Machado Limonti Tiburcio, e-mail: [email protected]