Homenagem a Perseu Abramo

0
587

Há vinte anos, o Brasil perdia o jornalista e sociólogo Perseu Abramo, intelectual, militante, professor e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. No dia 13 de junho, às 19 horas, a Fundação Perseu Abramo (FPA), com apoio institucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), promove uma homenagem ao Perseu e o lançamento da nova edição de seu livro Padrões de manipulação na grande imprensa.
Com transmissão ao vivo pela tevêFPA, o evento acontece no auditório 239 da universidade, na Rua Ministro Godoi, 969, Prédio Novo, 2º andar.

O livro
Padrões de manipulação na grande imprensa apresenta o ensaio Significado político da manipulação na grande impresa, escrito pelo sociólogo e jornalista Perseu Abramo (1929-96). Neste ensaio, Perseu analisa os modos pelos quais ocorrem manipulações na imprensa, levando em consideração procedimentos como a presença ou ausência dos fatos no noticiário, a fragmentação da notícia, a inversão da relevância das informações, etc. Para ele, a distorção da realidade não decorre diretamente do interesse econômico ou da busca do lucro das empresas de comunicação, mas da lógica do poder e do campo da dominação política.
Na segunda edição, o livro traz novamente os comentários de José Arbex Jr. e Hamilton Octávio de Souza, já presentes na primeira edição, e apresentação de Patrícia Cornils e prefácio de Reginaldo Moraes.
Fonte: FPA

LEAVE A REPLY

Or
Please enter your comment!
Please enter your name here