Prefeitura inaugura uma creche a cada três dias

A Prefeitura de São Paulo está batendo um recorde na criação de creches e vagas para educação infantil. Desde o início da atual gestão, em 2013, a secretaria municipal de Educação já inaugurou 363 creches em toda a cidade, o que representa a média de uma creche a cada três dias. Com os novos Centros de Educação Infantil (CEIs), 68.395 novas vagas para crianças de zero a três anos e 11 meses de idade foram criadas.
“A cada três dias nesse governo, nós abrimos uma creche nova. Isso significa que nós vamos cuidar dos paulistanos logo assim nasceu, tem que ficar com a mãe um tempo, tem que amamentar, tem que ter o carinho da mãe. Mas dali um pouquinho, a mãe precisa voltar a trabalhar, e ela tem que ter o suporte da Prefeitura”, disse o prefeito Fernando Haddad.
Além das creches, a Prefeitura também tem investido na abertura de vagas para a pré-escola. Desde 2013, foram criadas quase 20 mil vagas para crianças de quatro a cinco anos. O objetivo da secretaria é zerar a fila para crianças dessa faixa etária, que atualmente está em 12.566.
Somando as vagas criadas em creches e em pré-escolas, a Prefeitura conseguiu gerar 88 mil novas vagas de Educação Infantil em toda a cidade. A expectativa é fechar 2016 com 100 mil novas vagas.
Números
A Rede Municipal de Ensino tem atualmente 1.999 Centros de Educação Infantil (CEIs) diretos, indiretos e conveniados, que garantem matrículas para 270.417 crianças em creche. As 545 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs/pré-escolas) garantem matrículas para outras 219.196 crianças. Assim, o atendimento na Educação Infantil garante matrícula para 489.613 crianças.
Obras
A secretaria municipal de Educação está construindo 167 equipamentos educacionais, sendo que 81 obras já foram concluídas (36 creches, 30 EMEIs, 14 EMEFs e 1 CEU), 82 estão em fase de construção (55 creches, 18 EMEIs, 1 EMEFs e 8 CEUs – com 8 CEIs e 8 EMEIs) e quatro estão aguardando ordem de início (3 CEIs e 1 EMEF). Além disso, há 18 obras em fase da licitação (seis CEUs – que contêm seis CEIs e seis EMEIs).
Fonte: PMSP