PT quer discutir casos de suicídio entre policiais

0
995

 

Campanha Setembro Amarelo visa conscientizar a prevenção ao suicídio — Foto: Campanha Nacional/Divulgação

Na reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de São Paulo desta quinta feira (26) o Vereador Reis (PT) aprovou requerimento propondo audiência pública para debater o aumento do índice de suicídios entre policiais civis, militares e integrantes da Guarda Civil Metropolitana. Serão convidados representantes das diferentes forças policiais para um debate sobre o tema na próxima reunião da Comissão.

De acordo com dados da Ouvidoria, o número de suicídios supera hoje o de policiais mortos em confrontos, mostrando ser fundamental a elaboração de um plano de assistência à saúde mental dos agentes. A iniciativa ganha ainda mais relevância por estar em vigência o “Setembro Amarelo”, campanha de combate ao suicídio e conscientização sobre saúde mental no trabalho.

Além da aprovação do requerimento, o vereador petista denunciou logo no início da reunião  desta quinta a precarização pela qual vem passando a Polícia Civil na gestão tucana à frente do governo estadual. Em resposta a um requerimento também elaborado por Reis, a Delegacia Geral da Polícia Civil de São Paulo reconheceu que existem atualmente 10 mil cargos vagos na corporação. São, por exemplo, mais de 800 delegados faltantes e um déficit de mais de 3 mil investigadores, trazendo grandes prejuízos à população.

A sessão contou ainda com a presença de Vagner Urias, Gerente Executivo Técnico do COREN — Conselho Regional de Enfermagem. Ele apontou para os casos de violência sofridos pelos profissionais de saúde do município. Isso seria reflexo também do descaso do poder público municipal com todo o sistema de saúde. Segundo Urias, os profissionais tem sofrido com o aumento em problemas psicológicos. O Vereador Reis solicitou que as notas da transcrição da fala do convidado fossem enviadas junto aos dados por ele trazidos para o Prefeito Bruno Covas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!