Os índices de sinistros fatais com motocicletas no trânsito de São Paulo em 2024 foram os mais altos desde 2015, totalizando 1.027 vidas perdidas. Isso mostra a importância de colocar novamente a segurança viária no centro das políticas públicas.
É fundamental retomar a meta de reduzir as mortes no trânsito para 4,5 por 100 mil habitantes. Para alcançar esse objetivo, é essencial que a prefeitura discuta e implemente ações integradas, envolvendo diferentes setores.
Também é importante retomar o processamento de dados municipais, que era realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) até 2021. Esses dados contribuem para qualificar e complementar as informações estaduais do Infosiga, ajudando na gestão da segurança no trânsito, na criação de vias mais seguras, na redução de velocidade, na fiscalização, na educação para o trânsito, entre outras ações.
Para obter resultados efetivos em segurança viária, é preciso pensar na proteção de todos os usuários das vias, adotando a abordagem dos Sistemas Seguros de Mobilidade, que promovem uma mobilidade mais segura e inclusiva para todos.
Pensando nisso o vereador Senival Moura apresentou a emenda para incluir entre as metas e prioridades para o próximo ano a meta de “Reduzir o índice de mortes no trânsito para valor igual ou inferior a 4,5 a cada 100 mil habitantes até 2028” e acrescentar R$ 300 milhões na CET para efetivamente combater a epidemia de mortes no trânsito na capital paulista.
O fortalecimento da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego – é essencial para aprimorar a gestão da segurança no trânsito. Isso inclui a criação de vias mais seguras, a redução de velocidades, a fiscalização eficiente, a promoção da educação para o trânsito e outras ações estratégicas. Para atingir a meta de redução de mortes no trânsito, é fundamental convocar os mais de 900 agentes de trânsito e gestores aprovados no último concurso público, além de promover uma reestruturação completa da CET, garantindo uma atuação mais eficaz e coordenada na segurança viária.