A bancada do PT repudia veemente a ação truculenta de fechamento dos arcos do beco do Teatro Oficina, realizada pelo Grupo Silvio Santos, na última segunda-feira, 05/02.
É de conhecimento público que está em curso uma ação de reintegração de posse da escada azul que liga os arcos ao terreno, mas o Grupo Silvio Santos agiu precocemente à ação judicial e retirou a escada antes do parecer final da juíza sobre a reintegração de posse.
Vale ressaltar que o local foi tombado em grau municipal, estadual e federal pelos três órgãos de patrimônio, Conpresp, Condephaat e Iphan. O tombamento é um dos instrumentos mais antigos de proteção ao patrimônio cultural no Brasil, tendo sido instituído em 1937, o que determina os padrões para a preservação das características do espaço e delimita como o entorno da área de proteção visual em frente ao Viaduto Júlio de Mesquita Filho.
Os parlamentares petistas concordam com a nota divulgada pelo Teatro Oficina e enfatiza que o fechamento dos Arcos do Beco é ilegal e atenta fortemente contra o patrimônio material e imaterial.
Um dos fundadores do Teatro Oficina foi Zé Celso, considerado um dos maiores dramaturgos do Brasil e que nos deixou em julho de 2023, aos 86 anos.
Bancada do Partido dos Trabalhadores da Câmara Municipal de São Paulo
São Paulo, 07 de fevereiro de 2024