Trabalho do vereador Alessandro Guedes resulta em 8,5 mil pessoas com qualificação profissional

0
1531
Vereador Alessandro Guedes discursa para formandos de 2019 na Fatec de Itaquera

Para este ano, o vereador conseguiu aprovar nova emenda e vai ampliar a grade de cursos

 Educação e qualificação profissional são as meninas dos olhos do vereador Alessandro Guedes. A prova está nas 8,5 mil pessoas capacitadas para o mercado de trabalho em três anos de projeto que leva cursos gratuitos de qualificação profissional aos moradores da periferia de São Paulo. A maioria jovens, já se formaram por meio dos cursos, que combinam teoria e prática, boas doses de esforço e histórias de superação.

O parlamentar tem investido verbas de emendas a que tem direito no Orçamento da Prefeitura para ajudar pessoas da comunidade a se preparar para o concorrido mundo do trabalho. Para este ano, já aprovou na Câmara Municipal nova emenda (nº 900 ao PL 536/2018) no valor de quase R$ 1 milhão para a abertura de novas turmas em diversas áreas.

Os cursos são organizados por entidades cadastradas pela Prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e realizados em espaços cedidos por associações de bairros. A maioria dos participantes tem entre 16 e 24 anos de idade.

“Qualificar é investir em pessoas, é acreditar na capacidade e no potencial de cada um. O morador da periferia tem espírito empreendedor, batalhador e se empenha em conquistar seu espaço, mas muitas vezes é esquecido pelo Poder Público. É por isso que defendemos projeto tão relevante”, cita Guedes. Ele espera dobrar o número de vagas este ano.

Formatura – No dia 22/2, cerca de 400 alunos receberam os certificados durante cerimônia de formatura na Fatec de Itaquera. O aluno Paulo Silas, da Cidade Tiradentes, não cabia de contentamento. “Através do curso de elétrica já consegui trabalho. Estou muito feliz e pretendo estudar cada vez mais. Os organizadores estão de parabéns, essa é uma grande oportunidade”, declara.

Para Jaqueline Alves da Silva, do Itaim Paulista, oradora da turma do curso de assistente de cabeleireiro, o projeto merece nota 10. “Nós moradores da Zona Leste estávamos precisando de algo assim para melhorar nossa renda e nossa dignidade. Agora, queremos ajudar outras pessoas a se capacitar”, afirma.

Em 2018, as modalidades oferecidas foram manicure e pedicure, assistente de cabeleireiro, vidraceiro, elétrica e instaladores de Câmeras e Alarmes de Monitoramento e de Som e Acessórios em Autos. As modalidades deste ano ainda serão definidas junto às associações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!