Haddad: “Verás que um professor não foge à luta!”

0
1102
Foto: Ricardo Stuckert

Findadas as eleições presidenciais de 2018, o candidato Fernando Haddad fez um pronunciamento aos brasileiros. O candidato fez um chamado de coragem aos mais de 45 milhões de eleitores que se opuseram ao autoritarismo e violência representados pela candidatura adversária.

Ele se colocou à disposição para a luta contra o retrocesso e os ataques à democracia, em um discurso espontâneo aclamado pelos apoiadores que acompanhavam a apuração, em São Paulo. “Coloco a minha vida à disposição desse país, e tenho certeza de que falo a milhões de pessoas.”

Agradeceu a militância aguerrida, grande responsável pelo crescimento nas vésperas do pleito. “Gente que saiu às ruas, passou a panfletar no país inteiro, passou a dialogar e reverter o quadro que se anunciava na primeira semana do primeiro turno.”

Também lembrou que o Brasil já enfrente há alguns anos a fragilidade das instituições, refletidas no golpe contraDilma Roussefff e na prisão de Lula, impedido de registrar sua candidatura, contrariando recomendações da ONU. E que a luta é por democracia e soberania continua.

“Daqui a quatro anos teremos uma nova eleição. Temos que garantir as instituições e não vamos deixar de exercer nossa cidadania. Talvez o Brasil nunca tenha precisado tanto do exercício da nossa cidadania como agora. E quero dizer que senti uma angústia e um medo em muitas pessoas. Não tenham medo. Nós estaremos aqui, estaremos juntos. Vamos abraçar a causa de vocês. Coragem. Viva o Brasil!”

Confira os principais trechos:

“Aprendi o valor da coragem para defender a justiça a qualquer preço, aprendi que a coragem é um valor muito grande em sociedade, e que a gente depende dela.

Uma parte expressiva do povo brasileiro precisa ser respeitada nesse momento. Diverge da maioria e tem uma visão diferente do Brasil.

Gente que saiu às ruas, passou a panfletar no país inteiro, passou a dialogar e reverter o quadro que se anunciava na primeira semana do primeiro turno.

Vivemos um período já longo, em que as instituições são colocadas a prova a todo instante. A começar em 2016, com a derrubada da presidenta Dilma e com a prisão do presidente Lula.

Fomos a todos os rincões levar a mensagem que precisávamos levar. Que a soberania e a democracia estão acima de todos nós. Entendemos a democracia não só do ponto de vista formal, são os direitos civis, políticos e trabalhistas que estão em jogo nesse momento. Temos uma tarefa enorme, que é defender os interesses e os pensamentos desses 45 milhões que nos acompanharam até aqui. Nós temos um compromisso com a prosperidade do país (…) e temos que fazer oposição.

Nós não vamos deixar este país ir para trás. Nós vamos colocá-lo acima de tudo e vamos defender os nossos pontos de vista, respeitando a democracia, respeitando as instituições, mas sem deixar de colocar nosso ponto de vista, sobre tudo que está em jogo no Brasil.

Verás que um professor não foge à luta! (…) Temos uma longa trajetória e reconhecemos a cidadania, não vamos deixar esse país para trás. Vamos colocar nosso ponto de vista em todo. Vamos reconectando com as bases, nos reconectando com os pobres desses país.

Daqui a quatro anos teremos uma nova eleição. Temos que garantir as instituições e não vamos deixar de exercer nossa cidadania. Talvez o Brasil nunca tenha precisado tanto do exercício da nossa cidadania como agora. E quero dizer que senti uma angústia e um medo em muitas pessoas. Não tenham medo. Nós estaremos aqui, estaremos juntos. Vamos abraçar a causa de vocês. Coragem. Viva o Brasil!”

Da Redação Agência PT de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!