As bancadas do PSOL e do PT na Câmara Municipal se reuniram hoje (2/4) com o pré-candidato a prefeito Guilherme Boulos para debater o projeto de lei do prefeito Ricardo Nunes acerca da privatização da Sabesp.
Durante o encontro, os parlamentares definiram que irão obstruir a pauta da votação do tema por considerarem que a privatização da Sabesp é muito ruim para os interesses da cidade de São Paulo. Um bem vital como a água não pode ser entregue à iniciativa privada.
A população da cidade convive cotidianamente com os problemas das privatizações, como no caso da energia elétrica. O descaso da ENEL e o péssimo serviço prestado deixam cotidianamente milhões de cidadãos paulistanos literalmente no escuro.
Além da obstrução, as bancadas aprovaram reivindicar um plebiscito oficial para que a população seja ouvida sobre o tema, já que será afetada diretamente pela privatização.
Os partidos também defendem que o rito de tramitação siga a sua normalidade, sem a utilização do congresso de comissões e outras manobras. Dessa forma, exigem que todas as comissões realizem audiências públicas e um processo democrático de discussões.
Por fim, não descartam eventualmente adotar medidas judiciais caso a tramitação do projeto de lei não siga o rito correto e a população não participe do processo legislativo.
São Paulo, 02 de abril de 2024
Guilherme Boulos
Bancada do Partido dos Trabalhadores e Bancada do PSOL da Câmara Municipal de São Paulo