Participe da comemoração do Dia do Nordestino

Na próxima sexta-feira, 9, a partir das 18h, a Câmara Municipal de São Paulo vai comemorar o Dia do Nordestino, com a presença do governador do estado do Piauí, Wellington Dias.

O evento, organizado pela Liderança do PT, faz referência à Lei Municipal n° 14.952/2009, criada pelo ex-vereador Francisco Chagas (PT), com o objetivo de celebrar as raízes e as tradições culturais do Nordeste, anualmente no dia 8 de outubro.

A primeira comemoração foi em 2009, homenageando o centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense e que motivou a escolha da data.

O evento deve contar com as presenças de artistas, lideranças políticas e convidados que têm identidade e origem com os estados do nordestes, assim como o Líder da Bancada do PT, vereador Alfredinho, que nasceu em Oeiras, no Piauí.

“Esperamos poder valorizar a força do nosso povo nordestino em São Paulo, que é trabalhador e ajuda a produzir a riqueza desse estado. Muita gente, assim como eu, vem para São Paulo na esperança de uma vida melhor, mas a saudade da nossa terra, das nossas raízes nunca passa. Por isso, dedicamos esse dia a resgatar nossa cultura e nossas raízes”, explica o Líder petista.

HOMENAGEM

Na edição deste ano, o homenageado será o sempre presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o líder político mais importante e reverenciado pelo Nordeste, nascido em Caetés, no interior de Pernambuco, e que migrou para São Paulo em “pau de arara” buscando uma vida melhor com sua família.

Quis o destino que ele fosse o primeiro operário a se tornar presidente da República e mudar a vida de milhões de brasileiros, promovendo justiça social, com geração de emprego e renda e combate as desigualdades. Foi ele também o primeiro presidente a fazer do nordeste um polo de desenvolvimento e levar água, luz, comida e dignidade como política pública de Estado para aquela região.

Por tudo isso, Lula será o homenageado da solenidade deste ano em homenagem ao Dia do Nordestino em São Paulo.

Comemoração do Dia do Nordestino
Data: 9 de outubro de 2020
Horário: a partir das 18h
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – Plenário 1º de Maia (1° andar) – Bela Vista – São Paulo