Audiência Pública: vereador Alfredinho recebe motoristas de aplicativo pra discutir projeto de lei

Na tarde de quarta-feira, (2), aconteceu na Câmara Municipal a audiência para discutir o Projeto de Lei 327/2019, de autoria do vereador Alfredinho. O PL pretende fixar o limite de 10% para taxa cobrada pelos aplicativos de transporte.

Na audiência, estavam presentes os trabalhadores – motoristas de aplicativo, e também os líderes das associações e sindicatos. As principais queixas da categoria são a falta de segurança e direitos, e também a cobrança de taxas altas, por parte das empresas, o que obriga o trabalhador a cumprir um expediente longo e exaustivo para conseguir o mínimo para sustentar sua família. Outra demanda é por acesso aos dados dos passageiros – como foto e destino da viagem, alegando que dessa forma se sentiriam mais seguros.

A maior parte do público presente eram homens, mas algumas mulheres também participaram. Uma delas, durante sua fala, disse já ter ouvido frases como “se a mulher tá dirigindo a noite, é porque deve estar procurando macho”(sic). Para além das garantias de direitos trabalhistas, as mulheres motoristas ainda sofrem com o machismo institucionalizado em nossa sociedade.

Ao final da audiência o vereador Alfredinho discursou sobre a importância da união dos trabalhadores na luta por garantia de direitos.

“O trabalhador só conquista coisas organizados. É isso que falta pro trabalhador, é saber a força que tem.” – Alfredinho.

Assista ao discurso do vereador Alfredinho na íntegra: