#BalançoDasComissões – Semana 08 a 12 de novembro

0
608

Acompanhe a atuação dos parlamentares da bancada do Partido dos Trabalhadores nas Comissões permanentes e extraordinárias da Câmara Municipal de São Paulo:

Destaques – Semana 08 a 12 de novembro 

➨ Comissões Permanentes

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

O Projeto de Lei 359/2020, da vereadora Juliana Cardoso (PT), teve parecer de legalidade aprovado. A matéria versa sobre o acesso gratuito de internet banda larga para professores e alunos da rede pública do município de São Paulo.

Audiência Pública

O colegiado promoveu uma Audiência Pública na segunda-feira, 08/11, para discutir o SampaPrev 2 (PLO 07/2021), de autoria do Executivo, que trata sobre Reforma da Previdência dos servidores públicos da capital. 

Confira o debate:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=OL4-5T2OlWA[/embedyt]

Comissão de Finanças e Orçamento 

Audiências Públicas Temáticas – PPA e LOA 

Nesta semana, a Comissão realizou duas Audiências Públicas temáticas, a primeira aconteceu na quarta-feira, 10/11, e abordou as temáticas de Subprefeituras, Obras, Urbanis e Serviço Funerário. Já na quinta-feira, 11/11, o segundo debate tratou sobre Habitação, Pessoa com Deficiência, Inovação e Tecnologia.

Na primeira Audiência, o vereador Jair Tatto (PT), presidente do colegiado, destacou que o Orçamento para o próximo ano está volumoso, mas a liquidação neste ano está magra. “Nós não estamos conseguindo interpretar, tanto que quando eles vem aqui poucos abrem a conta do orçamento. Eu quero saber pra onde vai tanto dinheiro”, destacou.

Durante o segundo debate, Tatto exaltou a presença dos representantes de movimentos populares e a presença do Secretário de Habitação, João Farias. O parlamentar ainda destacou um ponto amplamente abordado: a regularização fundiária, se comprometendo a tratar da questão com o relator do Orçamento, o vereador Atílio Francisco. 

Confira na íntegra:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=QEzQ2-DQHMc [/embedyt]

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=Af06jlV0Q3s[/embedyt]

Assista e participe dos próximos debates temáticos:

Transporte e Segurança Urbana – 17/11 – 10 às 15 horas

Cultura e Turismo – 18/11 – 10 às 15 horas

Se inscreva para os debates AQUI.

Confira o calendário completo AQUI

Mais debates

Na última terça-feira, 09/11, o colegiado realizou uma Audiência Pública com o tema  “Aumento de impostos na cidade de São Paulo”

Já na sexta-feira, 12/11, o tema “Desemprego Juvenil e Políticas Públicas para Jovens do Município de São Paulo” foi pautado em uma mesa-redonda híbrida.

Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

Os membros optaram por adiar a votação do parecer ao Projeto de Lei 44/2019, que altera a Lei da Política de Desenvolvimento Urbano e Plano Diretor Estratégico do município de São Paulo, de autoria do ex-vereador Ricardo Nunes (MDB) e de outro parlamentar.

Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher

Durante a reunião ordinária da Comissão de Saúde, os pareceres de quatro Projetos de Lei foram avaliados pelo membros, entre eles, o do PL 764/2019, de autoria do vereador Arselino Tatto (PT), que institui o Programa Menstruação Livre de Preconceitos. O parecer da matéria foi aprovado por unanimidade na Comissão.

Audiência Pública

O colegiado realizou uma Audiência Pública na sexta-feira, 12/11, com o tema “A Vigilância em Saúde do Trabalhador no contexto da pandemia”. O debate atendeu a uma solicitação da vereadora Juliana Cardoso (PT). 

Confira: 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=cq9_mgUAjPA[/embedyt]

Comissão de Educação, Cultura e Esportes

Na última reunião ordinária, realizada na última quarta-feira (10/11), os membros decidiram que a próxima Reunião do Comitê Emergencial de Crise da Educação acontecerá no dia 25 de novembro.

Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica

O colegiado iniciou o debate sobre o possível aumento da passagem do transporte público para o próximo ano. O tema foi abordado durante uma entrevista do prefeito Ricardo Nunes (MDB) à rádio CBN, mas a questão ainda não foi definida. 

➨ Comissões Extraordinárias

Comissão do Idoso e de Assistência Social

Na reunião ordinária realizada na última terça-feira, 09/11, o colegiado tratou sobre os 18 anos do Estatuto do Idoso com especialistas no tema. Durante o debate, foi pontuada a importância de que a Prefeitura reveja o cancelamento da gratuidade nos ônibus de São Paulo para idosos de 60 a 64 anos na cidade de São Paulo.

Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia

Os membros da Comissão utilizaram a reunião ordinária para celebrar o Dia do Hoteleiro, comemorado em 09 de novembro. O colegiado também abordou a visão do guia de turismo na cidade de São Paulo e as perspectivas sobre os cenários, atual e futuro.

Comissão de Meio Ambiente e Direitos dos Animais

Foi aprovada a realização de duas Audiências Públicas, de iniciativa do vereador e vice-presidente do colegiado, vereador Alessandro Guedes (PT). A primeira tratará da atual situação do Parque do Carmo, localizado em Itaquera, para abordar as possíveis melhorias de infraestrutura.

A segunda Audiência será focada nas medidas que foram adotadas pelos representantes dos órgãos públicos e privados envolvidos com a causa ambiental do Polo Petroquímico do Grande ABC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!