SampaPrev 2: Ataque aos direitos do trabalhador é concretizado

0
1874

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira, 10/11, o SampaPrev 2 (PLO 07/2021), de autoria do Executivo. A matéria que versa sobre a reestruturação do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos (RPPS) foi aprovada em segunda votação, com posição contrária da bancada do PT

Durante a tramitação do SampaPrev 2 na CMSP, os parlamentares do Partido dos Trabalhadores pontuaram que a justificativa da Prefeitura de São Paulo sobre o “déficit” previdenciário apenas repassa a conta para o bolso dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, não levando em consideração possíveis terceirizações dos Serviços Públicos. 

A taxação de 14% para mais de 63 mil aposentados, que recebem a partir de um salário mínimo, é uma das grandes preocupações na proposta encaminhada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) à Casa Legislativa.

“A gestão do prefeito Ricardo Nunes se coloca à imagem e semelhança do governo federal ao abrir sua caixa de medidas perversas. Muitos servidores, com a pandemia e a crise na saúde, passaram a sustentar toda a família, diante do cenário de aumento do desemprego e da fome”, destacou o vereador Eduardo Suplicy, líder da bancada, durante a primeira apreciação do PLO. 

Terceirizações em ascensão

Os números indicam que: 

  • 21,5% de crescimento médio anual com despesas de terceirização pagas na saúde 
  • 65,5% das despesas na saúde no município foram com terceirizações

Existem dois motivos para os cálculos sobre terceirização se concentrarem na área da saúde:

A Secretaria do Tesouro Nacional colocou um ponto final à discussão sobre terceirizações e definiu conceitualmente que os contratos de gestão precisam ser classificados como terceirização.

O segundo ponto é que as organizações da saúde são isentas do recolhimento da alíquota patronal ao regime geral de previdência social e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Os parlamentares do PT defendem a importância da contribuição complementar decorrente de contratos de terceirizações devida pelo Município ao regime de previdência.

PM reprime servidores 

Ao longo do debate, os servidores e servidoras que estavam se manifestando contra o SampaPrev 2, a Reforma da Previdência Municipal, foram atacados por balas de borracha e gás de pimenta. 

De acordo com o Sindsep São Paulo, uma servidora teve a perna fraturada após correr de bombas disparadas pela polícia.


Os trabalhadores resistem contra o “Pacote de Maldades do Prefeito Ricardo Nunes”, termo utilizado para nomear o grande volume de projetos que atacam diretamente o funcionalismo público.

Comissão de Estudos sobre PLO foi comandada pela base governista

A base governista transformou as reuniões de análise do SampaPrev 2 em uma fraude, pedindo adiamentos de requerimentos de pedidos de informações apresentados pela vereadora Juliana Cardoso (PT), membra da Comissão.  

“Deixo registrado, mais uma vez, o meu repúdio a essa Comissão por não ter saído daqui todas solicitações que foram feitas por mim com pedidos de informações à Prefeitura. Esse é um dos motivos que eu apresento meu voto contrário”, ressaltou Juliana Cardoso, vereadora que representou o Partido dos Trabalhadores nas reuniões do colegiado, durante a conclusão dos trabalhos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!