#BalançoDasComissões – Semana 16 a 19 de novembro

0
607

Acompanhe a atuação dos parlamentares da bancada do Partido dos Trabalhadores nas Comissões permanentes e extraordinárias da Câmara Municipal de São Paulo:

Destaques – Semana 16 a 19 de novembro 

➨ Comissões Permanentes

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

A CCJ aprovou o parecer pela legalidade ao Projeto de Lei 760/2020, dos vereadores Arselino Tatto (PT) e Jair Tatto (PT), que cria o “Censo de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus Familiares”.

Audiência Pública

O colegiado promoveu uma Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei 650/2021, de autoria do Executivo, que versa sobre a criação do QMB (Quadro de Pessoal de Nível Médio e Básico) da Prefeitura. O PL foi aprovado em segunda votação na quarta-feira, 17/11.

Confira o debate:

[embedyt]https://www.youtube.com/watch?v=IIxCbhTKV_Q[/embedyt]

Comissão de Finanças e Orçamento 

Audiências Públicas Temáticas – PPA e LOA 

Nesta semana, a Comissão realizou duas Audiências Públicas temáticas, a primeira aconteceu na quarta-feira, 17/11, e abordou transporte e segurança pública. Já na quinta-feira, 18/11, o colegiado debateu o orçamento para os setores de cultura e turismo no município.

Na primeira Audiência, o vereador Jair Tatto (PT), presidente do colegiado, destacou que o subsídio ao transporte público é um tema que chama a atenção e ele teve a oportunidade de pontuar que ficou subentendido durante o debate se haverá ou não reajuste nos próximos meses. “Eu tenho o entendimento que o governo vai trabalhar para aumentar a tarifa em função do custo do combustível e isso não ficou explicitado hoje”, ressaltou Tatto.

Durante a segunda discussão, a vereadora Juliana Cardoso (PT) enfatizou a importância de garantir que 3% do orçamento do município seja destinado às categorias culturais, proporcionando o devido reconhecimento dos profissionais da cultura na transformação de cidadãos e cidadãs.

Confira na íntegra:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=zQ0GFBMtL5I  [/embedyt]

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=6ibuqOPMwfg [/embedyt]

Assista e participe dos próximos debates:

Assistência Social e Direitos Humanos – 23/11 – 10 às 15 horas

2ª Audiência Geral – 24/11 – 10 às 15 horas

Se inscreva para os debates AQUI.

Confira o calendário completo AQUI

Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

Audiências Públicas

A Comissão realizou na última quarta-feira, 17/11, uma Audiência Pública para debater 24 Projetos de Lei, de autoria de diversos parlamentares, em tramitação no colegiado. Confira as iniciativas de vereadores do PT presentes na pauta:

PL 650/2020 – Vereadores Eduardo Suplicy e Alessandro Guedes – Demarca como ZEIS 1 área do Município da Cidade de São Paulo localizada entre a Avenida Bento Guelfi com a Avenida Ragueb Chohfi no Jardim Iguatemi.

PL 744/2020 – Vereador Arselino Tatto e coautores – Dispõe sobre o sepultamento dos animais domésticos no Município de São Paulo.

PIU Vila Leopoldina-Villa Lobos

Na próxima semana, no dia 23/11, às 18 horas, o colegiado promoverá uma Audiência Pública externa sobre o Projeto de Lei 428/2019, do Executivo, que trata do PIU (Projeto de Intervenção Urbana) Vila Leopoldina-Villa Lobos. O debate será na Igreja Batista Palavra Viva, localizada na Avenida Mofarrej, 1024 – Vila Leopoldina.

Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher

Audiência Pública

Na próxima sexta-feira, 26 de novembro, o colegiado realizará uma Audiência Pública com o tema “Participação e tecnologias digitais no contexto da pandemia”. A iniciativa foi encaminhada aos membros da Comissão pela vereadora Juliana Cardoso (PT) através de um requerimento.

Se inscreva no debate AQUI.

Comissão de Educação, Cultura e Esportes

Na última reunião ordinária, realizada na última quarta-feira (17/11), os membros aprovaram requerimento com pedido de informações ao Executivo sobre a retomada das atividades de lazer nas ruas do município. 

Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica

A reunião ordinária aconteceu na última quarta-feira, 17/11, e foi conduzida pelo vereador Senival Moura (PT), presidente do colegiado. Os membros apreciaram e aprovaram os Projetos de Lei presentes na pauta do dia. Entre os itens que receberam dos parlamentares, está o PL 104/2018, de autoria do vereador Jair Tatto (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade de remoção dos cabos e fiação aérea excedentes e sem uso instalados por prestadores de serviços que operem no município de São Paulo.

Comissão de Administração Pública

Durante a última reunião ordinária, realizada na quarta-feira, 17/11, os membros avaliaram três Projetos de Lei presentes na pauta. Confira a pauta completa AQUI.

➨ Comissões Extraordinárias

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania

Nesta sexta-feira, 19/11, a Comissão iniciou o seminário “Os desafios das ocupações em edifícios antigos na cidade de São Paulo”, que receberá convidados em quatro eixos de discussão todas as sextas-feiras até o dia 3 de dezembro.

Confira a programação:

  • 26/11 – das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30: as melhorias de condições de segurança e habitabilidade;
  • 3/12 – das 10h às 13h: acesso à água e energia;
  • 3/12 – das 14h30 às 17h30: como promover a reabilitação definitiva dos prédios ocupados.

Comissão de Relações Internacionais

Os membros do colegiado receberam o secretário-executivo de Mudanças Climáticas de São Paulo, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, para discursar sobre ações da OIDA (Operação Integrada de Defesa das Águas) e a da COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!