Covas quer privatizar a rede para a volta às aulas

0
1985
Foto: saudemais.tv

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei (PL) 452/2020, de autoria do Executivo, que, sob pretexto de estabelecer medidas para o retorno das atividades escolares presenciais, cria elementos para a privatização das vagas e o sucateamento da rede. A votação da matéria apresentada pelo Prefeito Bruno Covas (PSDB) aconteceu durante a Sessão Extraordinária desta quarta-feira, 29, e recebeu 32 votos favoráveis e 16 contrários, inclusive os vereadores do PT.

Durante a discussão do projeto, a bancada petista denunciou a proposta do governo para transformar a educação integral em reforço escolar e a medida eleitoreira de ampliar o voucher para os demais ciclos da educação infantil, assim como foi feito
com as creches. Embora o PL não especifique data para a volta das aulas presenciais, a ideia da gestão Bruno Covas, já anunciada em conjunto com o Governo Dória, é criar as condições para retornar em oito de setembro. De acordo com especialistas, o retorno nesta data é inviável e pode significar uma explosão de novos casos de COVID-19 no município.

De acordo com o texto, todos os alunos da rede estão sujeitos a aprovação automática, contudo não há uma política para esse processo – avaliação e frequência, por exemplo. A transferência de recursos para que as famílias adquiram uniforme e material escolar é polêmica, pois, se por um lado descentraliza as despesas e pode desmonopolizar o mercado, por outro lado há uma grande quantidade de famílias vulneráveis que terão que lidar com mais uma dificuldade para promover a compra, tirando a responsabilidade primária do poder público.

Além disso, em relação ao funcionalismo, o PL anuncia um programa de saúde do profissional da educação, que nada mais é do que o controle das licenças médicas, além de transferir para as professoras e os professores a responsabilidade pela aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O PL também autoriza a contratação temporária de professores, sem mencionar um cronograma de nomeação dos
concursos públicos já realizados.

Durante a sessão, foram protocolados textos Substitutivos ao PL, um de autoria da Bancada do PT, e outros dois apresentados pelos vereadores Claudio fonseca (Cidadania) e  Celso Giannazi (PSOL). Porém, com a aprovação do PL do governo, as propostas apresentadas foram rejeitadas pela base governista. Outra tentativa de evitar o desmonte da rede foi feita pelo vereador Alessandro Guedes (PT), que apresentou cinco emendas, também rejeitadas pelos governistas.

De modo geral, a Bancada do PT defende o retorno às aulas apenas em 2021, com plano pedagógico para criação de dois ciclos em um e um detalhamento maior das ações e planejamento para um retorno seguro e que zele pela vida das crianças, profissionais da educação e da sociedade paulistana como um todo.

O PL 452/2020 será discutido em audiência pública na próxima terça-feira, 4/8, às 13h, e só então estará instruído para a segunda e definitiva votação, que já pode ocorrer no dia seguinte, quarta-feira, dia 5, durante sessão extraordinária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!