Fim do FUNDEB? Seminário discute financiamento da educação

Atualizado em 21 out. 2019, às 15h46 | Edição: Debora Pereira

A Câmara Municipal de São Paulo acolheu nesta sexta-feira, 18, no Salão Nobre, um importante debate sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O evento foi  pautado pela importância do financiamento e a necessidade da sua continuidade para 2020, bem como o seu avanço no campo da equidade, pois segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia, professor César Callegari, sem o Fundeb a desigualdade de investimentos por aluno entre municípios pode saltar para 290%.

Também participaram do evento Carlos Abi Callis, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Idilvan Alencar, deputado federal (PDT-CE) e Olavo Nogueira Filho, do Movimento Todos pela Educação. Apesar do convite, não houve representação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

As crianças da EMEF Dr. José Dias da Silveira abriram o evento cantando a música “Banzo Maracatu” e emocionaram a platéia presente. Assista o vídeo das crianças:

Ao final da atividade, houve consenso de que somente a luta e a mobilização de toda a sociedade poderá evitar que aconteça um retrocesso nas conquistas já alcançadas na área da educação.