Glossário de Termos do Orçamento

0
729

Congelamento orçamentário: consiste no bloqueio temporário da execução orçamentária dos valores aprovados na lei orçamentária anual (valores orçados).

Disponível: valores liberados pelo Poder Executivo para empenhamento da despesa.

Empenho: é a primeira etapa da execução orçamentária, o empenho deve ser realizado previamente à realização da despesa, uma vez que constitui uma vinculação de recursos orçamentários para o posterior pagamento. Nesse sentido, trata-se de uma garantia dada aos fornecedores e prestadores de serviço de que a Administração terá recursos suficientes para quitar a obrigação contraída.

Empenho líquido: é o valor do empenho descontado os valores cancelados no ano.

Liquidação: consiste na verificação dos comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço segundo o contrato, ajuste ou acordo respectivo e a nota de empenho.

Orçado: é o valor definido no planejamento orçamentário para as despesas públicas por projeto ou atividade. O valor orçado representa uma autorização ao Poder Executivo para realizar despesas.

Pagamento: somente pode ser realizado após a regular liquidação da despesa, define ordem de pagamento como sendo o despacho emitido por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga.

Redução orçamentária: consiste no corte permanente de valores previstos na lei orçamentária anual (valores orçados).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!