Prefeito de SP fortalece privatização da SABESP de forma ILEGAL

0
1025

A assinatura do termo de adesão feito por Ricardo Nunes fere a legislação e prejudica população periférica e pobre

A Bancada do PT protocolou representações ao Ministério Público e Tribunal de Contas do Município, assim como um requerimento à Procuradoria Geral do Município sobre irregularidades na assinatura do termo de adesão à Urae 1, uma das quatro Unidades Regionais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. O documento busca reduzir o controle municipal sobre a Sabesp no município e favorece a privatização da companhia. 

Em 16 de agosto, a SABESP informou que o termo foi assinado por Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo, mas é possível notar entraves legais que promovem a perda do protagonismo do município na gestão paritária, juntamente com a SABESP e com o Governo do Estado de São Paulo, nas questões relacionadas ao planejamento das ações no território e nos investimentos.

A adesão 

Em São Paulo, o governo João Dória criou quatro Unidades Regionais de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário, sendo uma delas a URAE que engloba todos os municípios atendidos pela Sabesp. Porém, a adesão a essas unidades é voluntária, e a Prefeitura de São Paulo, a principal cidade do grupo, ainda não fazia parte da segmentação.

A intenção da privatização da SABESP pelo governador bolsonarista Tarcísio de Freitas seria frustrada sem a adesão do município de São Paulo no processo, já que sua representatividade é de cerca de 45% na composição do total da receita da SABESP, de um total de 645 municípios do Estado.

A composição das URAEs está prevista em lei, mas pela legislação não é permitida a formalização de ajustes que não sejam o Estado de São Paulo, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP.

A mudança impacta na autonomia da municipalidade, uma vez que a prefeitura passará a responder a um colegiado para tomar decisões sobre saneamento. De acordo com o último censo IBGE, a participação do Município de São Paulo no Conselho Deliberativo da URAE1 ficaria reduzida de 50% para 18%, conforme demonstrado na tabela abaixo:

O Termo de Adesão impõe condições que afetam a lógica do contrato, comprometendo questões extremamente relevantes à população, como a universalização do acesso ao saneamento básico, principalmente para as regiões periféricas e de menor poder aquisitivo, para as quais existe previsão de tarifa subsidiada. 

Outros aspectos que são colocados em risco a partir da ação irresponsável do Prefeito de São Paulo são as tarifas e preços diferenciados às entidades conveniadas ou que atuem em parceria com o Município nas áreas de saúde, educação e assistência social, o que pode impactar duramente diversos projetos que transformam vidas e que dependem da redução nos valores. 

Confira os documentos na íntegra:

Ministério Público

Tribunal de Contas do Município

Procuradoria Geral do Município

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!