Quantas vagas em creche foram criadas em São Paulo?

Demanda Creches SP
O governador do Estado de São Paulo, entrega Creche Escola em São João da Boa Vista e participa de assinatura de convênios. Local: São João da Boa Vista/SP Data: 22/09/2017 Foto: Gilberto Marques/A2img

Primeiro discorremos sobre as promessas tucanas em relação a creches em São Paulo, na sequência abordamos o indicador que Covas quer que todos utilizem e depois vamos para o que foi realizado de fato: matrículas.

A Promessa de campanha da gestão tucana

Nas Eleições de 2016 o candidato tucano prometia que zeraria a fila nas creches até dezembro de 2017, com a criação de 130 mil vagas, em dezembro a meta era de criar apenas 65,5 mil vagas até 2017. O governo começou em um dia e no outro a meta já havia sido revista, disse que criaria 65,5 mil vagas até março de 2018. No Programa de Metas já havia nova redação, e acreditem, Bruno Covas assumiu e mudou a meta mais uma vez. Pra ganhar a eleição jogaram os números lá em cima e o prazo era pra ontem. Depois o número de vagas a serem criadas foi caindo e o prazo ficando distante da realidade.

Covas faz uso político do indicador de Demanda por Vagas

A demanda por vagas em creches estava desacelerando de forma ininterrupta, contudo o relatório divulgado em setembro de 2019 registrava uma demanda de 75,2 mil crianças a serem atendidas em creches. Este número subsidiou a discussão de dois projetos de interesse de Bruno Covas na Câmara Municipal. Logo após aprovar os projetos de interesse o indicador de demanda caiu para apenas 9,6 mil crianças, o que retira a credibilidade dos números apresentados pela atual gestão, afinal nenhuma vaga foi criada nesse período.

Qual o melhor indicador para mensurar o avanço no atendimento da educação Infantil

Vamos para o principal indicador: matrículas. Em dezembro de 2012, final da gestão Kassab, havia 214 mil crianças matriculadas em creches. No final da gestão Haddad o número de crianças matriculadas saltou para 284 mil, um acréscimo de 70 mil vagas. Por fim, até junho/2020 o número de matrículas era de 341 mil, aumento de 57,7 mil em relação à gestão Haddad. Ora até o momento a gestão Covas não superou os números da gestão Haddad.

E agora a última informação para uma comparação adequada. Tudo que a gestão Haddad fez de junho a dezembro de 2016 foi contabilizado apenas no ano seguinte. Acompanhe a tabela abaixo, das 34,9 mil matrículas criadas até maio de 2017, 27,5 mil são oriundas de termos de parceria assinados na gestão Haddad, ou seja, 78,7% das vagas abertas foram de contratos da gestão Haddad.

Você agora pode ter ficado com dúvidas da veracidade destes dados, é compreensível, mas todos são oriundos de bases públicas. Colocamos o link abaixo caso queira checar.

Demanda de Vagas e Matrículas em creches

Contratos de Parcerias da Educação Infantil